03/08/06 |   Pesca e aquicultura

Prosa Rural - Criação de matrinxã

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Agosto/2006 - 1ª semana - Região Norte

O matrinxã é um peixe de escamas, típico da região amazônica. Além disto é um dos peixes mais consumidos na culinária amazonense. O matrinxã é peixes que se adapta em cativeiro e traz um grande potencial para o agronegócio da região.

Durante o programa, a equipe da Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus - AM) trará informações sobre a criação de matrinxã. O cultivo desta espécie está ligado além da sua fácil adaptação em cativeiro, a aceitação de alimentos artificiais, tanto de origem vegetal quanto animal. Porém, para se ter um bom lucro com a criação desta especie é preciso que o alimento fornecido tenha todos os nutrientes que eles necessitam para ganhar peso em um curto período de tempo. Para criar o matrinxã é necessário que o produtor tenha um local apropriado para a instalação dos tanques, o solo deve ter a textura adequada, de preferência argiloso, e por fim que tenha uma fonte de abastecimento de água de boa qualidade, perto da criação.

A criação de matrinxã é um negócio economicamente vantajoso, por possibilitar a prática da rotação de culturas, o que proporciona maior sustentabilidade à piscicultura amazonense.

Região Norte

 

Maria José Ferreira Tupinambá (MTb/AM 114)
Embrapa Amazônia Ocidental

Contatos para a imprensa

Telefone: 92) 3621-0352

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2006

Conteúdo relacionado

Tecnologias Ver mais

Prática agropecuária: Prática para reprodução animal natural e/ou artificial