19/03/15 |   Produção vegetal  Transferência de Tecnologia

Expodireto Cotrijal 2015 recebe o 7º Fórum do Milho

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Renato Fontaneli

Renato Fontaneli -

A Embrapa Milho e Sorgo, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, participou da 16ª Expodireto Cotrijal 2015, realizada entre os dias 09 a 13 de março, em Não-me-toque/RS, e apresentou cultivares de milho, sorgo e milheto como opções de produção de grãos e de silagem para alimentação animal.

A solenidade de abertura da exposição contou com a presença da Ministra da Agricultura, Kátia Abreu, do governador do estado do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori e do presidente da Embrapa, Maurício Lopes, acompanhado de chefes de Unidades da Embrapa. De acordo com o chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), Antônio Álvaro Corsetti Purcino, a ministra Kátia Abreu elogiou a atuação da Embrapa no agronegócio brasileiro e ressaltou que está demandando para a Embrapa muitas ações estratégicas no setor.

Um dos destaques da programação da 16ª Expodireto Cotrijal foi a realização da 7ª Edição do Fórum do Milho, organizado pela Klein & Associados. Os palestrantes discutiram sobre a cadeia produtiva de grãos no Brasil e no Exterior, com ênfase para a movimentação da safra.

De acordo com Antônio Álvaro, no Fórum, o consultor Carlos Cogo falou a respeito das perspectivas de produção e mercado do milho no Brasil e no mundo. Em seguida, o vice-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Enori Barbieri, falou sobre o aumento da produção do milho e a procura por novos negócios internacionais, com mais agregação de valor para o milho e para a soja. Barbiere destacou a publicação da Embrapa Milho e Sorgo que faz um diagnóstico dos problemas e potencialidades da cadeia produtiva do  milho no Brasil. Segundo as estimativas realizadas no estudo da Embrapa, o mundo deve demandar 385 milhões de toneladas adicionais de milho em 2020, quando comparados a 2010. O presente documento teve por objetivo investigar essa demanda potencial de milho no mundo e discutir as possibilidades do Brasil suprir parte desse montante adicional. A última palestra foi proferida pelo assessor do Ministério da Agricultura, Sávio Pereira, que abordou o tema políticas públicas para o setor de produção de milho.

Após as palestras, o chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo foi chamado à mesa para participar do debate. "Ressaltei as necessidades de certificar as cadeias produtivas para agregação de valor e diversificação de mercado de produção de milho e inclusive sobre o potencial do milho para suprir novos mercados no mundo", relatou Antônio Álvaro.

Transferência de tecnologia

Na 16ª Expodireto Cotrijal, a Embrapa Milho e Sorgo demonstrou cultivares de milheto, sorgo e milho forrageiro para produção de grãos e de silagem para alimentação animal. Em reunião com a Emater-RS, Antônio Álvaro Corsetti Purcino falou sobre a continuidade dos trabalhos de capacitação e transferência de tecnologia da Embrapa no Rio Grande do Sul, principalmente sobre o tema manejo integrado de pragas e também sobre a expansão da Biofábrica de Trichogramma.

Além desses programas eles conversaram também sobre as atividades de capacitação sobre o plantio de forrageiras de verão para a produção de leiteiras nas Unidades de Referência Tecnológica . "A direção da Emater-RS demonstrou grande interesse em que a Embrapa Milho e Sorgo aumente a oferta de variedades de milho para os programas sociais do Rio Grande do Sul", ressaltou Purcino.

A Embrapa Milho e Sorgo também participou de uma reunião com diretores da indústria Nidera Sementes, atuantes no Brasil, Argentina, Europa e China. "Eles demonstraram interesse em conhecer as variedades de sementes da Embrapa e farão uma visita técnica à Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas-MG", informou Purcino.

Sandra Brito (MG 06230 JP)
Embrapa Milho e Sorgo

Contatos para a imprensa

Telefone: (31) 3027-1223

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

milhosorgosilagemmilheto