04/08/17 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Estudo sobre solos de pastagens no Maranhão é apresentado em congresso em Belém

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A 36ª edição do Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, iniciado no último dia 30 em Belém (PA) até sexta-feira (4), conta com a participação de pesquisadores da Embrapa Cocais, Embrapa Solos e da Universidade Federal Fluminense – UFF. O pesquisador da Embrapa Cocais Antonio Carlos Reis de Freitas é um dos autores do artigo “Diâmetro médio ponderado dos agregados e água disponível separam pastagens com diferentes níveis de degradação no meio oeste maranhense”.

A pesquisa, desenvolvida no escopo do projeto da Embrapa Cocais ABC Monitor, é de grande importância para a produção agropecuária do Maranhão, que possui, segundo o estudo, cerca de 6,16 milhões de hectares do seu território ao uso de pastagens. Quando essas áreas apresentam manejo inadequado, podem perder qualidade, ficando degradadas. Os autores expuseram que, entre os vários indicadores de qualidade do solo, a estabilidade de agregados, representada por índices de agregação, e a água disponível tornaram-se importantes atributos na avaliação dos diversos usos e manejo do solo.

O objetivo do trabalho foi avaliar o uso do Diâmetro Médio Ponderado – DMP e da Água Disponível – AD na separação de níveis de degradação de pastagens no meio oeste maranhense. O trabalho foi realizado em uma fazenda no município de Buriticupu-MA, com pastagens de Braquiaria Brizanta, em Latossolo Vermelho-Amarelo argiloso. A qualidade das pastagens, no campo avaliadas visualmente como bem manejada e degradada, foi considerada superior à área de floresta. Em pastagens bem manejadas, está relacionado ao efeito benéfico das raízes de gramíneas na agregação. Em pastagens degradadas, a qualidade superior também foi observada, mesmo tendo um pouco mais de invasoras e de solo exposto. Com relação à água disponível, está mais presente nas pastagens bem manejadas, comprovando que um manejo mais adequado das pastagens degradadas eleva a produção de biomassa de capim e, consequentemente, a produção de carne.

Outras unidades descentralizadas da Embrapa também integram a programação técnico-científico do evento com diversos palestrantes. Confira a programação em http://cbcs2017.com.br/.

Mais sobre o evento - Esta edição do Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, cujo tema foi “Amazônia e seus solos: peculiaridades e potencialidade”, é uma promoção da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo - SBCS e realização da Universidade Federal Rural da Amazônia. Contabiliza-se que o evento reuniu cerca de 2.500 participantes entre professores, pesquisadores e extensionistas, profissionais da iniciativa privada, estudantes de graduação, pós-graduação e agricultores.

Flávia Bessa (MTb 4469/DF)
Embrapa Cocais

Contatos para a imprensa

Telefone: 98 3878-2222

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

congresso