25/03/15 |   Agricultura familiar

Agricultura familiar na Expoagro Afubra 2015

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Alfredo do Nascimento Junior

Alfredo do Nascimento Junior - Centeio entre as opções de duplo propósito

Centeio entre as opções de duplo propósito

A Embrapa Trigo e a Embrapa Produtos e Mercado – Escritório de Passo Fundo participam, juntamente com outras unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, participam da Expoagro Afubra, que ocorre em Rio Pardo, RS, de 25 a 27 de março. Serão apresentadas diversas alternativas para a diversificação da agricultura familiar. No campo e no estande, a Embrapa Trigo apresenta opções de forragens à base de cereais de inverno, como trigo, aveia e centeio, que podem ser utilizados como duplo propósito, servindo tanto ao forrageamento animal quanto à produção de grãos. 

Os cereais de inverno, como trigo, triticale, aveia, cevada e centeio, podem ser utilizados com o duplo propósito na produção agropecuária, servindo tanto à alimentação animal quanto à produção de grãos. A técnica já era utilizada pelo produtor de carne e leite da Região Sul, mas sem conhecimento da tecnologia de manejo mais adequada ao sistema. A Embrapa Trigo desenvolve estudos cada vez mais aprimorados para definir desde o desenvolvimento de cultivares com ciclo mais longo, até o melhor manejo dos cereais, orientando o momento certo para a entrada e saída dos animais, o planejamento forrageiro mais indicado para cada realidade e a possibilidade de colheita em forma de feno, silagem ou grãos.

Entre as tecnologias de duplo-propósito apresentadas na feira estão:

BRS Tarumã: trigo com ciclo tardio (162 dias) que permite a semeadura antecipada, alta capacidade de perfilhamento, resistência ao pisoteio e bom rebrote. Possui excelente perfilhamento, período vegetativo longo. É indicado para os estados do RS e SC (regiões 1 e 2) e PR (região 1). Sua produtividade média é de 5.300kg/ha.

BRS Serrano: centeio que é uma excelente opção para pastejo e cobertura de solo, integrando um sistema de produção para rotação de culturas de inverno. Pode ser utilizado na cobertura de solo em pomares, no controle de ervas daninhas em cultivos subsequentes, como o milho e a soja, para produção de palhada em semeadura direta, incremento de matéria orgânica, ciclagem de nutrientes e melhorias na estrutura do solo. O potencial produtivo para grãos é de 2.200kg/ha e para massa seca de forragem é superior a 10.000kg/ha. Indicação de cultivo: RS, SC, PR, MS (região 3) e SP (regiões 2 e 3).

BRS Centauro: cultivar de aveia (Avena brevis Roth) para cobertura de solo e forragem. A produtividade média é de 6.541kg/ha e a produção de massa verde com potencial de 45t/ha. Ciclo médio até o paniculamento de 106 dias e maturação de 155 dias. Também se destaca pela boa produção de massa seca, maior produção de folha em relação a colmo, excelente rebrote, uniformidade de plantas e tolerância ao crestamento. As regiões indicadas são: RS, SC, PR, SP e MS.

BRS Madrugada: cultivar de aveia que destaca-se pelo porte baixo que varia entre 25 e 35 cm. O rendimento médio de matéria seca é de 5.000 kg/ha. O ciclo é precoce, sendo aproximadamente 95 dias até a paniculação e 145 dias até a maturação. Possui elevada uniformidade de plantas, bom tipo agronômico para aptidão forrageira e para cobertura de solo, cultura ideal para compor sistemas de produção de grãos, carne, leite e com boa produção de massa seca. Indicado para os estados de RS, SC, PR, SP e MS.

Joseani M. Antunes (9693 MTb/RS)
Embrapa Trigo

Contatos para a imprensa

Telefone: 5433165860

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Conteúdo relacionado

Tecnologias Ver mais

Produto: Cultivar convencional