27/03/15 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Evento internacional expõe contribuições da Embrapa para o avanço de conhecimento e a inovação na cadeia produtiva de grãos e cereais

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) participaram da Conferência Latino-Americana de Cereal (LACC3) promovida pela International Association for Cereal Science and Technology (ICC), que aconteceu entre os dias 29 de março e 1º de abril em Curitiba, Paraná. O Brasil foi escolhido para receber a LACC3 e comemorar os 60 anos da ICC, porque é referência mundial em agricultura pecuária e biocombustíveis. O evento foi dirigido aos profissionais relacionados à cadeia produtiva de grãos e cereais, desde a produção agrícola até a indústria alimentícia. A Embrapa apresentou os resultados de suas pesquisas ligados ao avanço de conhecimento sobre a produção de alimentos com base em grãos e cereais, além de expor novos alimentos com alegações de propriedades funcionais ou de saúde.

O estande da Embrapa na Conferência apresentou alguns resultados de pesquisas com processamento de cereais e alimentos biofortificados, como farinha instantânea de milho, cereal matinal integral a base de sorgo, farinha instantânea de sorgo e massa alimentícia de batata-doce biofortificada. Desde a sua criação, a Embrapa trabalha para o melhoramento genético de grãos e cereais, buscando selecionar as melhores variedades para o consumo in natura e para a produção de pães, massas e biscoitos. Já na década de 90 foi lançada uma coleção de farinhas mistas de trigo, milho, soja e sorgo, por exemplo. "Hoje, o que mudou foi o foco da pesquisa, que se volta para as propriedades funcionais presentes nesses alimentos, que podem trazer benefícios para a saúde humana", explica Rogério Germani, pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro, RJ).

A programação da conferência trouxe um painel exclusivo sobre a pesquisa e desenvolvimento com grãos, cereais e alimentos na Embrapa com a participação de cinco palestrantes: Eliana Guarienti, Martha Miranda e Mercedes Panizzi da Embrapa Trigo; Priscila Bassinello da Embrapa Arroz e Feijão e Rogério Germani da Embrapa Agroindústria de Alimentos. Foram abordados temas como qualidade tecnológica e sanitária de trigo; inovações na genética, composição química e processamento de soja; novas tendências para uso e aproveitamento de arroz e feijão e farinhas e produtos especiais a partir de cereais. Além disso, a pesquisadora Marília Nutti integrou a sessão sobre produtos alimentícios inovadores na América Latina, com a experiência da biofortificação de alimentos, e a pesquisadora Denise Capalbo, sobre a sustentabilidade ambiental na cadeia de cereais.

Aline Bastos (MTB 31.779/RJ)
Embrapa Agroindústria de Alimentos

Contatos para a imprensa

Telefone: 21-3622-9600

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

cereaisgraosbiofortificadosextrusados