22/08/17 |   Geotecnologia  Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação  Gestão ambiental e territorial

Reunião com o IBGE discute integração da Embrapa à Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Suzi Carneiro/Embrapa

Suzi Carneiro/Embrapa - A Inde também foi tema do Espaço Aberto para a Ciência.

A Inde também foi tema do Espaço Aberto para a Ciência.

O projeto para implantação da Infraestrutura de Dados Espaciais da Embrapa (IDE-Embrapa) foi o tema da reunião entre a supervisora da área de Transferência de Tecnologia (TT), Daniela Maciel, e os gerentes de Geoinformação e Tecnologia e de Imageamento do IBGE, Rafael Lopes da Silva e Marcelo Maranhão, realizada na Unidade, no dia 11 de agosto. O objetivo foi identificar quais ações a equipe do projeto precisará realizar para efetivar o nó da Embrapa na Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde), gerenciada pelo IBGE.

O projeto IDE-Embrapa, liderado pela Unidade, consolidou uma proposta de processo para a gestão dos dados espaciais e da geoinformação produzidos pela Empresa e sua disponibilização para a sociedade por meio de uma plataforma na internet, intitulada GeoInfo. A plataforma, integrada à Inde, será lançada ainda neste ano. Segundo Daniela Maciel, a partir da reunião com a equipe do IBGE foram definidos alguns encaminhamentos para a estruturação dos ambientes da Embrapa e para o início dos testes de coleta de dados pelo harvester da Inde.

Outro tema tratado durante o encontro foi a gestão da geoinformação analógica produzida pela Unidade, com a apresentação das mapotecas da Embrapa e do IBGE. Marcelo Maranhão apresentou alguns produtos e serviços oferecidos pela Mapoteca do IBGE. “A ideia é nos espelharmos neles para oferecer ao público externo algumas informações existentes na Mapoteca da Embrapa Monitoramento por Satélite”, ressalta Daniela Maciel.

Espaço Aberto para a Ciência apresenta a Inde

A Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde) também foi tema do ciclo de palestras Espaço Aberto para a Ciência, realizado no dia 11. Rafael Lopes da Silva, gerente de Geotecnologias Aplicadas do IBGE, foi o convidado desta edição e apresentou para a área técnica da Unidade o conceito da Inde e o processo de adesão dos órgãos governamentais. 

Segundo Silva, atualmente, a Inde possui mais de 15 mil metadados e mais de mil geoserviços em seu visualizador (Vinde). Os órgãos podem aderir à infraestrutura nacional por meio de um nó próprio ou pelo nó central. A Embrapa vai aderir à Inde através de um nó próprio. Para o futuro, explicou Silva, há as perspectivas da homologação da instrução normativa para adesão à Inde, da participação de estados e municípios e da implementação de melhorias no portal SIG-Brasil e dos catálogos de metadados, geoserviços e o Vinde.

 

Graziella Galinari (MTb 3863/PR)
Embrapa Monitoramento por Satélite

Contatos para a imprensa

Telefone: (19) 3211.6214

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

indegeoinfoide-embrapaespaco-aberto-para-a-ciencia