29/08/17 |   Biotecnologia e biossegurança

Embrapa e fabricante alagoano discutem lançamento de bioinseticida contra Aedes aegypti

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Saulo Coelho

Saulo Coelho - Reunião aconteceu na sede da empresa em Maceió

Reunião aconteceu na sede da empresa em Maceió

Pesquisadores da Embrapa e diretores da empresa alagoana Strike Limpeza se reuniram na tarde desta segunda-feira (28) em Maceió para discutir estratégias de lançamento do bioinseticida BioBTI, que utiliza concentração de bactéria presente na natureza (Bacillus thuringiensis israelensis - BTI) para o controle de larvas do mosquito Aedes aegypti.

Com coordenação técnica da pesquisadora Rose Monnerat, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília, DF), as pesquisas buscam o desenvolvimento de produtos biológicos pra controle de vetores de doenças que sejam adaptados às condições do Nordeste, com foco em mosquitos Aedes e Culex.

Há 19 anos no mercado alagoano de produtos sanitários para empresas, a Strike terá capacidade de produção de 8 mil litros por mês das formulações do bioinseticida. Os processos de licenciamento estão em fase de conclusão.

Paralelamente ao lançamento do produto, a Embrapa busca parcerias com órgãos de saúde pública e combate a endemias para fortalecer o combate por meio do uso adequado do produto.

Participaram do encontro, além de Monnerat e do diretor da Strike, Carlos Eduardo Guañabens, representantes da Secretaria de Saúde de Maceió. Os pesquisadores da Unidade de Execução de Pesquisa de Rio Largo (AL) da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), Aldomario Negrisoli e Elio Guzzo, a pesquisadora Walane Ivo, que coordena a Unidade, e o diretor da Bio-Skills, empresa parceira da Embrapa em pesquisas com bioinseticidas, Carlos Marcelo Soares, também estiveram presentes na reunião.

Saulo Coelho - Jornalista (MTb/SE 1065)
Embrapa Tabuleiros Costeiros

Contatos para a imprensa

Telefone: (79) 4009-1381

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

aedes-aegyptimosquitobioinseticidabti