05/09/17 |   Transferência de Tecnologia

BPA e carne ovina são temas de debate na Arena do Conhecimento na Expointer

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Giovani Vieira/Sebrae

Giovani Vieira/Sebrae - BPA foi abordado dentro do painel Bem-estar animal e práticas de manejo racional aplicados à pecuária de corte

BPA foi abordado dentro do painel Bem-estar animal e práticas de manejo racional aplicados à pecuária de corte

A Arena do Conhecimento, espaço organizado dentro do Salão do Empreendedor – iniciativa do Sebrae, Farsul e Senar/RS, através do programa Juntos para Competir – apresentou ao público da 40ª Expointer o debate sobre diversos temas atuais relacionados à agropecuária. Dentre os palestrantes, a chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Pecuária Sul, Estefanía Damboriarena, e a pesquisadora Élen Nalério falaram sobre as boas práticas agropecuárias e o aproveitamento integral da carne ovina, respectivamente.
 
Conforme Damboriarena, o espaço permitiu a apresentação do programa Boas Práticas Agropecuárias em Bovinocultura de Corte (BPA), a partir da reflexão sobre um questionamento central: “de que forma o programa BPA pode contribuir para o bem-estar animal?”. A palestra fez relação entre as cinco liberdades mundialmente entendidas como as condições que os animais devem usufruir para se caracterizar o bem-estar, com itens que integram o programa.
 
O bom manejo das pastagens, por exemplo, está relacionado ao animal estar livre de fome. O uso de instalações rurais adequadas se relaciona com a proteção e conforto térmico. O fácil acesso às aguadas se relaciona com o suprimento da sede, assim como a garantia de manejo sanitário correto se relaciona à ausência de dor e doenças. “Enfim, conseguimos mostrar que o BPA contribui como um programa de gestão da propriedade e de treinamento de pessoas”, pontuou Damboriarena, que ainda destacou a parceria com o Senar/RS para efetiva operação do trabalho no Rio Grande do Sul.
 
A pesquisadora Élen Nalério, dentro do painel “A ovinocultura como negócio”, falou sobre inovação e agregação de valor a produtos de carne ovina. A abordagem foi sobre as diferentes estratégias utilizadas no Aprovinos (Aproveitamento Integral de Carne Ovina), projeto desenvolvido na Embrapa Pecuária Sul e que apresentou novos produtos feitos com carne ovina, como copa, presunto e bacon, feitos principalmente com animais mais velhos, mas com qualidade nutricional, além de estimular o uso de novos cortes de carne ovina, a fim de atender as necessidades do mercado por peças menores de carne para o dia-a-dia.
 
“É importante falarmos disso para levar ao público informações sobre essa importante proteína animal, que tem grande potencial a ser explorado”, completou Nalério.

Salão do Empreendedor
O Salão do Empreendedor é uma iniciativa da Farsul, do Senar/RS e do Sebrae/RS, através do programa Juntos para Competir, com parceria da Fecomércio/Senac/RS, Senai/RS e apoio da Embrapa por meio das unidades Pecuária Sul, Uva e Vinho e Clima Temperado. Nesta edição da Expointer, o Salão do Empreendedor teve sua programação orientada a partir dos sete segmentos selecionados por seu potencial de desenvolvimento no Rio Grande do Sul: Apicultura, Horticultura, Olivicultura, Ovinocultura, Pecuária de Corte, Leite e Vitivinicultura. Neste ano, todo conteúdo, atividades e atrações interativas proporcionados pelo Salão do Empreendedor estiveram relacionadas à ideia de mostrar as principais cadeias produtivas do Rio Grande do Sul com a perspectiva ‘do campo à mesa’. Dessa forma, o público conseguiu perceber a conexão do que é fornecido pelos produtores rurais, passando pelos meios de processamento até a oferta ao consumidor.

Felipe Rosa (14406/RS)
Embrapa Pecuária Sul

Manuela Bergamim (1951/ES)
Embrapa Pecuária Sul

Contatos para a imprensa

Telefone: (53) 3240-4650

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

expointerbpaovinoculturapecuariasalao-do-empreendedor