15/04/15 |   Produção vegetal

Embrapa oferece sementes básicas de feijão BRS

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: CAMARANO, Luciene Froes; ARAÚJO, Sebastião José de

CAMARANO, Luciene Froes; ARAÚJO, Sebastião José de -

A Embrapa Produtos e Mercado está disponibilizando em seus Escritórios sementes básicas das cultivares de feijão BRS Estilo e BRSMG Realce, para multiplicação por produtores de sementes.

A cultivar BRS Estilo foi lançada pela Embrapa em 2009, apresenta arquitetura de planta ereta, adaptada à colheita mecânica direta, alto potencial produtivo e estabilidade de produção.

A cultivar é resistente ao acamamento e moderadamente resistente à antracnose e ferrugem. Demonstra estabilidade de produção e grãos claros. O grão é do tipo comercial carioca, ciclo de 85 a 95 dias.

É indicada para as safras das "águas" em Goiás, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Pernambuco, Sergipe e Rio Grande do Sul; de "inverno" em Goiás, Mato Grosso e Tocantins; e da "seca" em Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Apresenta potencial produtivo de 4.011 kg/ha.

A cultivar BRSMG Realce tem excelente qualidade culinária. Foi desenvolvida pela Embrapa em parceria com outras instituições e lançada em 2011. Pertence ao grupo comercial rajado, com ciclo semi-precoce (75 a 85 dias) e potencial produtivo de 3.800 kg/ha. Sua planta apresenta arquitetura ereta, cor de flor bicolor e brilho da semente opaco.

Possui resistência ao mosaico comum; resistência intermediária à antracnose, crestamento bacteriano, ferrugem, mancha angular e à murcha de fusário.

A cultivar é indicada para as três safras em Minas Gerais, Distrito Federal, Espírito Santo, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, São Paulo, e Tocantins; para a safra das "águas em Alagoas, Ceará, Paraíba, Paraná, Piauí, Sergipe, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Pernambuco ; na safra "outono/inverno" para o Rio de Janeiro; e na safra da "seca" no Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 

As sementes básicas que estão sendo oferecidas pela Embrapa serão comercializadas apenas para produtores de sementes inscritos no Renasem - Registro Nacional de Sementes e Mudas, junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Produtor lembre-se que a escolha correta da semente pode ser a razão do sucesso ou insucesso da sua lavoura! Se você ainda não conhece as cultivares de feijão da Embrapa, peça ao seu fornecedor para adquirir sementes BRS, e produza com genética de qualidade superior!

Saiba em qual Escritório da Embrapa Produtos e Mercado você pode adquirir as sementes básicas das cultivares de feijão BRS Estilo e BRSMG Realce:

Escritório de Goiânia
Telefone: (62) 3202-6000, Goiânia, GO
E-mail: engyn.snt@embrapa.br;

Escritório de Sete Lagoas
Telefone: (31) 3027-1230, Sete Lagoas, MG
E-mail: enset.snt@embrapa.br

Escritório de Brasília
Telefone: (61) 3333-0417, Brasília, DF
E-mail: spm.ebsb@embrapa.br

Jurema Iara Campos (MTb/DF – 1300)
Embrapa Produtos e Mercado

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Conteúdo relacionado

Tecnologias Ver mais

Produto: Cultivar convencional