24/04/15 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação  Transferência de Tecnologia

BRS Mandinho é tema do Prosa Rural

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Paulo Lanzetta

Paulo Lanzetta - Frutos são achatados e podem ser opção da merenda escolar

Frutos são achatados e podem ser opção da merenda escolar

 
Programa de rádio da Embrapa apresenta a cultivar de pêssego chato 
 
Um dos mais recentes lançamentos da Embrapa para a cultura do pessegueiro, o "pêssego chato ou bolachinha", será apresentada no programa de rádio Prosa Rural desta semana, que vai ao ar no dia 29 de abril e continua a preencher as grades de inúmeras rádios da Região Sul do país até o dia 3 de maio. O pêssego chato ou bolachinha denominado oficialmente de BRS Mandinho, tem forma achatada e vem a preencher um nicho de mercado especializado, inclusive, atingindo um público infantil.
 
A BRS Mandinho foi lançada em novembro de 2014. Conhecida como o pêssego chato ou bolachinha por causa da sua forma achatada, o diferencia pelo seu formato. Vem de uma variedade botânica do pessegueiro, conhecida como platicarpa. Tem sabor doce e bem agradável. Outro diferencial da Mandinho é ser pouco exigente ao frio, enquanto que a maioria das cultivares de pêssego que há no mundo são muito exigentes em frio.
 
A cultivar foi testada em Pelotas e em vários locais de Santa Catarina e Paraná, mas principalmente, em São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais. A média de produção da cultivar chegou a 14 toneladas/hectare.
 
A pesquisadora Maria do Carmo Raseira conduz a pesquisa há alguns anos e o resultado da cultivar é oriunda de cruzamentos de uma seleção de Taquari/Rio Grande do Sul com uma seleção introduzida da Flórida/ Estados Unidos.
 
Ela vai falar ainda no programa sobre a aceitação da cultivar pelas crianças. "Pelo seu formato, a cultivar é mais fácil de ser consumida pelas crianças, pois pode ser substituída por uma rosquinha, e incluí-la, nas opções da merenda escolar", garantiu.
 
O pesquisador da Embrapa Produtos e Mercado, do Escritório de Campinas, Ciro Scaranari participa também do programa e vai falar sobre a perspectivas de negócios com a nova cultivar de pêssego e o seu potencial para exportação. Participa também o produtor rural Norival Gallo, de Atibaia, interior de São Paulo, que conta a sua experiência com o cultivo da BRS Mandinho.
 
Para ouvir o programa acesse https://www.embrapa.br/prosa-rural e busque a grade de programação da Região Sul com a temática Cultivo do pêssego chato no Brasil.
 

Cristiane Betemps (MTb 7418-RS)
Embrapa Clima Temperado

Contatos para a imprensa

Telefone: (053) 3275-8215

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/