20/09/17 |   Transferência de Tecnologia

Cooperação técnica viabiliza capacitação para a cadeia produtiva do guaraná

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Produtores rurais, técnicos da extensão rural e estudantes do município de Cruzeiro do Sul participaram de capacitação sobre Sistema de Produção do Guaranazeiro.  O evento aconteceu nos dias 14 e 15 de setembro, como parte das ações previstas no contrato de cooperação técnica firmado entre a Embrapa Acre e a Prefeitura do município, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O curso, ministrado pelo pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental (AM), André Atroch, teve como objetivo formar profissionais para garantir o fortalecimento da cultura do guaraná na região. O conteúdo programático incluiu aspectos do plantio e condução da cultura ao beneficiamento da produção, pesquisas em andamento e materiais genéticos recomendados para a plantio.

A Embrapa, em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac) -  campus Floresta em Cruzeiro do Sul - vai instalar, ainda este ano, duas unidades de observação de cultivo de guaraná no município, sendo uma na área experimental da Ufac e outra na propriedade do produtor rural e empresário Francisco Souza dos Santos Júnior. “Vamos testar dezesseis clones de guaraná para verificar a adaptação desse material genético na região, os que apresentarem melhor desempenho serão recomendados para cultivo”, explica Atroch.
Segundo o analista da Embrapa, Daniel Moreira Lambertucci, essa atividade é um exemplo do que pode ser feito, por meio de parcerias, para melhorar o desempenho da cultura. “Dessa forma contribuímos para o uso eficiente da terra, geração de renda, segurança alimentar e com a melhoria da economia no Juruá", complementa.

Cooperação técnica
Os acordos de cooperação técnica entre Embrapa, prefeitura de Cruzeiro do Sul e UFAC/campus Floresta têm viabilizado capacitação, pesquisas, transferência de tecnologia e produção de conhecimento para o fortalecimento dos setores agrícola, pecuário, florestal e agroindustrial de Cruzeiro do Sul. O período de execução das atividades é de três anos e pode ser prorrogado.

Atualmente, o município de Cruzeiro do Sul produz cerca de quatro toneladas de semente de guaraná por ano (aproximadamente 400 quilos por hectare/ano) e conta com uma indústria de processamento do fruto. Uma nova indústria de refrigerantes, em construção, aumentará a demanda por guaraná na região. Conforme Francisco Souza, além do abastecimento local, o produto tem potencial também para exportação, entretanto, necessita de investimentos na cadeia produtiva. “Para aumentar minha produção, já adquiri variedades de guaraná recomendadas pela Embrapa, com produtividade média de uma tonelada por hectare/ano, fator importante para alavancar a cultura no município”, comenta.

Segundo o prefeito Ilderlei Cordeiro, o preço do quilo do guaraná em Cruzeiro do Sul é encontrado por R$ 14,00, já em Manaus a R$ 20,00, sendo uma oportunidade para os produtores revenderem a matéria-prima tanto para a fábrica que já existe no município, como enviar para outros locais. “Nós queremos despertar mais essa cultura no nosso município, para que a gente possa melhorar a renda e as condições de vida da população. Temos que incentivar as pessoas que tem interesse na cultura, oferecendo cursos e tecnologias para que possam produzir da melhor forma”, destaca.

Mauricilia Silva (Mtb 429/AC)
Embrapa Acre

Contatos para a imprensa

Telefone: (68) 3212-3225 /3250

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

guarana