29/04/15 |   Comunicação

Confira o resultado do Prêmio Embrapa de Reportagem 2015

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Ralfe Braga

Ralfe Braga - No total foram 34 inscrições nas quatro categorias.

No total foram 34 inscrições nas quatro categorias.

Os jurados do Prêmio Embrapa de Reportagem 2015 – "Uso sustentável da água na agricultura" - concluíram seu trabalho. Os vencedores são:

 - Categoria Rádio: Waleiska Fernandes Figueiras e equipe, da Rádio Justiça, com série de reportagens "Água: um futuro incerto para o agronegócio?". Ao longo de cinco reportagens, a série fala sobre a utilização dos recursos hídricos na agricultura e pecuária, abordando temas como os avanços tecnológicos obtidos; transferência de tecnologia para a agricultura familiar; necessidade de investimentos em politicas públicas, entre outros.

 - Categoria Vídeo: Cristina Vieira e equipe, do Globo Rural, com a reportagem "A degradação de veredas em Minas Gerais". A reportagem aborda a seca nas veredas, áreas normalmente alagadas e cercadas de buritis, como consequência da degradação ambiental e mostra exemplo de pequenas atitudes para salvar a água para as futuras gerações.

 - Categoria Impresso: Liana John, da National Geographic, com a reportagem "Fazendeiros de água boa".  A reportagem aborda a experiência do Instituto Socioambiental na reconstituição de matas ciliares e proteção de nascentes, além do plantio direto da soja sobre campos de milheto, verificando efeitos da adoção de tecnologias de conservação do solo, a exemplo da Integração lavoura-pecuária- floresta (ILPF).

- Categoria Internet: Anderson Cardoso Viegas, do Agrodebate – G1, com a reportagem "Produtores de MS adotam boas práticas para o uso racional da água". A reportagem retrata as iniciativas de pequenos produtores do MS para um uso mais sustentável dos recursos hídricos, destaca o trabalho de instituições que se esforçam para buscar novas alternativas para isso e os esforços para difundir essas boas práticas.

 No total foram 34 inscrições nas quatro categorias. O júri de cada categoria foi composto por um profissional de comunicação da Embrapa, um professor de comunicação de universidades de Brasília e um profissional que atua no mercado.

A solenidade de entrega do prêmio está prevista para o dia 12 de maio, durante as comemorações dos 42 anos da Embrapa.

Marita Cardillo
Secretaria de Comunicação - Embrapa

Colaboração: Camila Sant'ana
Secretaria de Comunicação - Embrapa

Contatos para a imprensa
Telefone: (61) 3448-1861

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/