19/10/17 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Equipe da UFRRJ vence Hackathon em Seropédica

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Liliane Bello

Liliane Bello - Equipe vencedora do Hackathon em Seropédica, ao lado do chefe-geral Gustavo Xavier

Equipe vencedora do Hackathon em Seropédica, ao lado do chefe-geral Gustavo Xavier

Em Seropédica, no Estado do Rio de Janeiro, a primeira edição do Hackathon Acadêmico Embrapa reuniu estudantes de Agronomia, Sistemas de Informação, Veterinária, além de alunos do ensino médio técnico em Agroecologia. Três das quatro equipes inicialmente inscritas desenvolveram o trabalho e apresentaram aplicativos para celular focados na sustentabilidade agrícola e em recomendações de plantio de espécies.

O tema da etapa de Seropédica do Hackathon foi Soluções mobile para produção sustentável com foco em atributos funcionais de plantas da Mata Atlântica e controle biológico conservativo. A grande vencedora foi a equipe Döbereiner – nome criado para homenagear a cientista Johanna Döbereiner, uma das precursoras da Embrapa Agrobiologia –, formada por três estudantes de Sistemas de Informação e um de Agronomia, todos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). A equipe desenvolveu um aplicativo capaz de orientar agricultores e extensionistas a escolherem espécies adequadas para a restauração ambiental, considerando fatores como solo, relevo e capacidade de drenagem.

Em segundo lugar ficou a equipe Geração Agro, do Colégio Técnico da UFRRJ (CTUR), que desenvolveu um aplicativo para escolha de plantas medicinais e suas respectivas utilizações, e em terceiro, a equipe FloraTech, também do CTUR, que montou um sistema com indicações de espécies nativas e exóticas para incremento de renda. “Gostaríamos de agradecer pela oportunidade que a Embrapa deu aos estudantes do ensino médio, abrindo a iniciativa para sua participação. Certamente para eles é algo muito novo e muito positivo participar de um evento como este”, destacou Marden Marques, coordenador do curso de Agroecologia do CTUR.

O professor do curso de Sistemas de Informação da UFRRJ Sérgio Manoel Serra da Cruz, que coordenou a equipe vencedora, ressaltou a importância da realização de uma competição como essa em Seropédica. “Sempre estimulamos os alunos a participarem de hackatons, para fugir da lógica prova-trabalho-nota das universidades e incentivar a introdução no mercado de trabalho. E foi muito bom contar com isso aqui em Seropédica. A sinergia gigantesca que existe entre a UFRRJ e a Embrapa agora também se transforma em uma parceria digital”, apontou.

A comissão julgadora dos trabalhos foi formada pelas pesquisadoras Ana Cristina Garofolo e Maria Elizabeth Fernandes Correia, chefes-adjuntas de Transferência e Tecnologia e de Pesquisa & Desenvolvimento, respectivamente, e pela programadora visual Christine Saraiva, do Núcleo de Comunicação Organizacional da Unidade, além de Maurício Vivas Barreto, do Núcleo de Tecnologia da Informação da Embrapa Agroindústria de Alimentos, e Guilherme de Freitas Ewald Strauch, da Emater-RJ. O chefe-geral Gustavo Xavier fez a abertura e o encerramento do evento, que também contou com a presença e participação de Marcos Morenz, da ECP Environmental Solutions, patrocinadora da iniciativa. 

Liliane Bello (MTb 01799/GO)
Embrapa Agrobiologia

Contatos para a imprensa

Telefone: (21) 3441-1500

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

hackathonhackathon-2017hackathon-academico-2017