19/10/17 |   Biodiversidade  Recursos naturais  Transferência de Tecnologia

Alunos do IFPA vencem maratona de programação da Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Ronaldo Rosa

Ronaldo Rosa - Equipes finalistas do Hackahton Acadêmico - Desafios para o Açaí

Equipes finalistas do Hackahton Acadêmico - Desafios para o Açaí

Quem pensa que a tecnologia nada tem a ver com as áreas de várzea do estuário amazônico, engana-se. Um grupo de jovens estudantes da área de tecnologia da informação apresentou nessa quarta (18) um aplicativo que otimiza a produção dos açaizais nativos da região e levou o primeiro lugar na maratona de programação da Embrapa, o Hackathon Acadêmico – Desafios para o Açaí.

A equipe vencedora foi selecionada entre 23 equipes que participaram da maratona, que iniciou em setembro, na sede da Embrapa, em Belém. Gláuber Gadelha, Luís Carlos Rodrigues e Alexandre Santana são alunos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, do Instituto Federal Tecnológico do Pará (IFPA), e apresentaram uma solução que, na prática, acaba com as informações em planilhas de papel, melhora o registro dos dados das áreas e das plantas, é portátil e pode trabalhar off-line.

O Manejo de Mínimo Impacto para Produção de Frutos em Açaizais Nativos é uma tecnologia agropecuária desenvolvida e preconizada pela Embrapa que busca aumentar a produtividade de frutos de açaizeiros nas regiões de várzea, bem como a ampliação do período de safra. "Ela consiste em atingir uma combinação adequada de árvores, açaizeiros e outras palmeiras, de forma bem distribuídas em uma área", afirma o engenheiro florestal José Leite, da Embrapa Amazônia Oriental. Atualmente, esse trabalho é realizado de forma manual com o uso de pranchetas e trenas em campo, para posterior cálculo, discussão e tomada de decisão com a comunidade.

O diferencial do aplicativo vencedor da maratona Hackathon Embrapa, batizado temporariamente de “açaí”, foi a facilidade de uso, com telas simples, evitando a digitação desnecessária e usando os recursos que a ferramenta traz, como a geolocalização, a fotografia e a mobilidade. “O produtor que vai usar essa solução é uma pessoa que teria dificuldade de usar uma solução muito complexa, então todo o nosso trabalho foi pautado na criação de uma aplicação intuitiva e simples, e que possa funcionar nas plataformas Android e IOS”, conta o estudante Glauber Gadelha.

Competição acirrada entre os finalistas

As cinco equipes do IFPA, UFPA, Cesupa e Ufra que participaram da final da maratona de programação Hackathon Acadêmio - Desafios para o Açaí, tiveram 15 minutos para apresentar e demonstrar os protótipos de aplicativos para o manejo de açaizais nativos. As soluções foram julgadas por uma comissão formada por profissionais das áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação, Engenharia Florestal, Agronomia e Empreendedorismo

Raphael Medeiros, diretor da ONG Centro de Empreendedorismo da Amazônia, um dos jurados, ficou impressionado com a qualidade do conteúdo apresentado na primeira edição maratona da Embrapa no estado do Pará. “Todos os protótipos que chegaram à etapa final apresentaram um bom conteúdo técnico e cumpriram o objetivo de criar um aplicativo para o manejo do açaí nas áreas de várzea”, afirma.

Segundo Michell Costa, da Embrapa Amazônia Oriental, e coordenador local da maratona, ao final de quatro semanas de competição, os protótipos de aplicativos apresentados podem perfeitamente chegar ao mercado. “A qualidade do trabalho realizado foi muito boa. Os estudantes da área de tecnologia da informação e comunicação viram na prática como podem solucionar os problemas do meio rural”, destaca Michell Costa. O próximo passo é aprimorar e validar o aplicativo para a disponibilização aos usuários.

O Hackahton Acadêmico Embrapa – Desafios para o Açaí – é uma realização da Embrapa Amazônia Oriental, com patrocínio da Sol Informática, Equilibuim Web, Faepa, Avanti Comunicação Visual, Sinpaf-Pará e do Projeto Bem Diverso.

 

 

 

Ana Laura Lima (Mtb 1268/PA)
Embrapa Amazônia Oriental

Contatos para a imprensa

Telefone: (91) 3204-1200 / 99110-5115

Vinicius Braga
Embrapa Amazônia Oriental

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

bemdiversomanejo-de-acaizais-nativoshackathon