23/10/17 |   Mecanização e Automação  Produção vegetal  Recursos naturais  Transferência de Tecnologia  Fixação Biológica de Nitrogênio

Divulgados os vencedores do Hackathon Acadêmico 2017

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Foto: Daniel Medeiros

Daniel Medeiros - Equipe vencedora da etapa de Brasília

Equipe vencedora da etapa de Brasília

Novas ferramentas digitais para auxiliar agricultores no manejo da irrigação, na restauração ambiental de suas propriedades e na produção dos açaizais nativos estão entre as propostas vencedoras do Hackathon Acadêmico 2017, da Embrapa. A iniciativa é coordenada pelo Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), em parceria com cinco Unidades Descentralizadas: Embrapa Embrapa Agrobiologia, Embrapa Amazônia Oriental, Embrapa Informação Tecnológica, Embrapa Meio-Norte e Embrapa Roraima. Os resultados da maratona de programação foram conhecidos nesta quarta-feira (18) nas cinco cidades onde o evento ocorreu: Belém (PA), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Seropédica (RJ) e Teresina (PI).

Durante um mês, estudantes e profissionais recém-formados foram desafiados a transformar informações da pesquisa agropecuária em tecnologias digitais para o campo, utilizando os conhecimentos obtidos em sala de aula. Ao todo, o Hackathon mobilizou 260 participantes de universidades e institutos federais, entre outras instituições, reunidos em 69 equipes.

Estudantes do IFPA criam aplicativo para produção dos açaizais

Quem pensa que a tecnologia nada tem a ver com as áreas de várzea do estuário amazônico, engana-se. Um grupo de estudantes da área de tecnologia da informação apresentou nesta quarta-feira (18) um aplicativo que otimiza a produção dos açaizais nativos da região e levou o primeiro lugar no Hackathon Acadêmico – Desafios para o Açaí.

A equipe vencedora foi selecionada entre 23 que participaram da maratona de programação da Embrapa, que iniciou em setembro, na sede da Embrapa Amazônia Oriental (Belém, PA). Glauber Gadelha, Luís Carlos Rodrigues e Alexandre Santana são alunos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, do Instituto Federal Tecnológico do Pará (IFPA), e apresentaram uma solução que, na prática, acaba com as informações em planilhas de papel, melhora o registro dos dados das áreas e das plantas, é portátil e pode trabalhar off-line.

O Manejo de Mínimo Impacto para Produção de Frutos em Açaizais Nativos é uma tecnologia agropecuária desenvolvida e preconizada pela Embrapa que busca aumentar a produtividade de frutos de açaizeiros nas regiões de várzea, bem como a ampliação do período de safra. "Ela consiste em atingir uma combinação adequada de árvores, açaizeiros e outras palmeiras, de forma bem distribuída em uma área", afirma o engenheiro florestal José Leite, da Embrapa Amazônia Oriental. Atualmente, esse trabalho é realizado de forma manual com o uso de pranchetas e trenas em campo, para posterior cálculo, discussão e tomada de decisão com a comunidade.

O diferencial do aplicativo vencedor do Hackathon Embrapa, batizado temporariamente de “açaí”, foi a facilidade de uso, com telas simples, evitando a digitação desnecessária e usando os recursos que a ferramenta traz, como a geolocalização, a fotografia e a mobilidade. “O produtor que vai usar essa solução é uma pessoa que teria dificuldade de usar uma solução muito complexa, então todo nosso trabalho foi pautado na criação de uma aplicação intuitiva e simples”, conta o estudante Glauber Gadelha.

Jogo sobre biocombustíveis ganha Hackathon Brasília

Com o jogo eletrônico adaptado para dispositivos móveis “biocombustíveis”, a equipe The Blue, do curso Jogos Digitais do Centro Universitário do Distrito Federal (Faculdade UDF), foi a campeã da maratona Hackathon Acadêmico 2017 – Brasília. A equipe composta por três estudantes do segundo semestre recebeu com emoção o prêmio. “Conseguimos alcançar nosso objetivo: produzir um jogo simples e fácil, para crianças de 8 a 12 anos, que fosse ao mesmo tempo divertido e informativo”, destacou Pedro Ribeiro Basso, 19, um dos integrantes da equipe.

A segunda colocada foi a equipe Sobreviventes do Cerrado, composta por três alunos do quarto período e uma aluna do primeiro período do curso Sistemas de Informação da UPIS Faculdades Integradas. A equipe apresentou o jogo eletrônico “Hortaliças e seu valor nutricional”, com o objetivo de incentivar crianças e adolescentes a se alimentarem melhor e conhecer o valor nutricional dos alimentos. Em terceiro lugar ficou a equipe Lab Quântico, composta por três estudantes das Faculdades Projeção, de Sobradinho (DF). A equipe desenvolveu um jogo para dispositivos móveis onde os usuários aprendem sobre o Manejo Integrado de Pragas (MIP), de maneira divertida e dinâmica.

A comissão julgadora dos trabalhos foi formada por pesquisadores, analistas e assistentes da Embrapa, com atuação em agricultura e em educação. O evento foi aberto pelo diretor-executivo de Inovação e Tecnologia, Cleber Soares, e pela gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Selma Beltrão.

Equipe da UFRR vence o Hackathon Roraima

No Hackathon Acadêmico 2017 – Roraima. A equipe Overflow, composta por três estudantes de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Roraima (UFRR), conquistou o prêmio máximo com o aplicativo “Agronews”, que atendeu o desafio de criar uma solução mobile para difusão de informações tecnológicas e de levantamento de demandas de pesquisa, o tema da maratona no estado. 

A ferramenta intuitiva e funcional conquistou a comissão julgadora por apresentar, além da conectividade às informações do Portal Embrapa, acesso diferenciado conforme perfil do usuário (produtor, comerciante, técnico, etc). Outra funcionalidade importante do aplicativo é a possibilidade de formar redes de relacionamento e discussão em torno de temas comuns aos diversos perfis.

O segundo lugar ficou com a equipe “Os JavaBoys”, do Instituto Federal de Roraima (IFRR), e o terceiro com a equipe “The Basis”, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Em Roraima, a competição contou inicialmente com 57 estudantes inscritos, divididos em 15 equipes das principais instituições de ensino do estado. Nos 28 dias da maratona, os jovens trabalharam no desenvolvimento dos códigos e interface dos aplicativos. Ao final, quatro equipes apresentaram seus projetos à comissão julgadora.

As propostas foram avaliadas quanto à adequação ao tema, maior completude funcional, uso de recursos tecnológicos e melhor usabilidade e design. As três primeiras equipes foram premiadas com certificado de participação, além de brindes e vale compras.

Equipe Döbereiner é vencedora em Seropédica

Em Seropédica (RJ), a primeira edição do Hackathon Acadêmico reuniu estudantes de Agronomia, Sistemas de Informação e Veterinária, além de alunos do ensino médio técnico em Agroecologia. Três das quatro equipes inicialmente inscritas estiveram presentes e apresentaram aplicativos para celular construídos a partir das especificações detalhadas na primeira etapa do evento, em setembro. O objetivo era construir uma solução que auxiliasse agricultores e extensionistas a escolherem espécies capazes de contribuir para a restauração de áreas rurais.

A grande vencedora foi a equipe Döbereiner – nome criado para homenagear a cientista Johanna Döbereiner, uma das precursoras da Embrapa em Seropédica –, formada por três estudantes de Sistemas de Informação e um de Agronomia, todos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Em segundo lugar ficou a equipe Geração Agro, do Colégio Técnico da UFRRJ (CTUR), e em terceiro, a equipe FloraTech, também do CTUR. “Gostaríamos de agradecer a oportunidade que a Embrapa deu aos estudantes do ensino médio, abrindo a iniciativa para sua participação. Certamente para eles é algo muito novo e muito positivo participar de um evento como este”, destacou Marden Marques, coordenador do curso de Agroecologia do CTUR.

O professor do curso de Sistemas de Informação da UFRRJ Sérgio Manoel Serra da Cruz, que coordenou a equipe vencedora, ressaltou a importância da realização da competição. “Sempre estimulamos os alunos a participarem de hackatons, para fugir da lógica prova-trabalho-nota das universidades e incentivar a introdução no mercado de trabalho. E foi muito bom contar com isso aqui em Seropédica. A sinergia gigantesca que existe entre a UFRRJ e a Embrapa agora também se transforma em uma parceria digital”, apontou.

Com o aplicativo de celular “Irrigação Automatizada”, a equipe TecAgro, da faculdade AESPI-FAPI, de Teresina, é a grande campeã da maratona Hackathon Acadêmico 2017 - Piauí. A segunda colocada, com 196 pontos, foi a equipe Omni, que apresentou o trabalho "Loja do Caupi", um aplicativo de celular que conecta produtores e compradores de sementes. Em terceiro lugar, com 184 pontos, ficou a equipe Team One, que construiu o "Bom Feijão", aplicativo que mostra a viabilidade do plantio de feijão-caupi em regiões do Piauí.

As equipes vencedoras ganharão cursos de informática e design durante três meses, na Alura, escola digital com sede em São Paulo; e mais dois livros digitais da editora Casa do Código; e três kits avançados de Arduíno, uma plataforma aberta para prototipagem de hardware, utilizada no desenvolvimento de soluções acessíveis e de baixo custo.

Os estudantes vencedores ganharam ainda a oportunidade de estagiar na Embrapa Meio-Norte para aperfeiçoar os aplicativos na prática. Das dez equipes inscritas no Hackathon, cujo tema foi "Feijão-caupi: manejo sustentável e mercad"o, apenas sete apresentaram os trabalhos. Os estudantes que participaram da maratona são alunos de faculdades particulares e das universidades Federal e Estadual do Piauí.

Ana Laura Lima (MTb 1268/PA)
Embrapa Amazônia Oriental

Contatos para a imprensa

Maria Clara Guaraldo (MTb 5027/MG)
Embrapa Informação Tecnológica

Contatos para a imprensa

Clarice Rocha (MTb 4733/PE)
Embrapa Roraima

Liliane Bello
Embrapa Agrobiologia

Contatos para a imprensa

Fernando Sinimbu (654 MTb/PI)
Embrapa Meio-Norte

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

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