03/11/17 |   Comunicação

Estudantes conhecem tecnologias na Semana Nacional de C&T em SE e AL

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Erivaldo Moraes

Erivaldo Moraes - Estudantes em visita à Reserva do Caju

Estudantes em visita à Reserva do Caju

Centenas de estudantes de Sergipe e Alagoas participaram de uma série de atividades promovidas pela Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2017). 

Promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a SNCT 2017 teve como tema “A Matemática está em tudo”, e aconteceu em todo o país de 23 a 29 de outubro.

Para ver o álbum completo de imagens da Embrapa na SNCT 2017 acesse aqui a rede Flickr

Estudantes de escolas sergipanas participaram de atividades como visitas guiadas ao campo experimental de Itaporanga d’Ajuda, onde está localizada a Reserva do Caju, para fazer trilhas ecológicas e conhecer vitrines tecnológicas de agroecologia. 

A Unidade da Embrapa apresentou diversas tecnologias sustentáveis em duas feiras estudantis – na Semana de Pesquisa (Sempesq) da Universidade Tiradentes (Unit) e na Cienart, na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Os visitantes viram de perto amostras de plantas medicinais, tecnologias de controle biológico de pragas, multiplicação de mudas por cultura de tecidos vegetais, entre outras.

Integraram as atividades, também, visitas à Unidade Demonstrativa de Aquaponia, no Colégio Amadeus, a distribuição de mudas de espécies nativas do Nordeste e plantio de árvores no Parque Augusto Franco, atividades sensoriais na Semana Aracaju Acessível e o tombamento de um cajueiro centenário no Bairro Inácio Barbosa, além de palestras e distribuição de livros em escolas da rede estadual.

Alagoas
Alunos de graduação dos cursos de Ciências Agrárias e Biológicas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) tiveram um uma boa oportunidade de troca de conhecimentos e experiências, na quinta-feira (26).

Pesquisadores que atuam na Unidade de Execução de Pesquisa (UEP) da Embrapa Tabuleiros Costeiros em Rio Largo, onde está localizado o campus agrário, promoveram um ciclo de palestras envolvendo a ciência exata na agronomia, agroecologia, engenharia florestal, agropecuária, ciências de alimentos e engenharia de aquicultura.
 
As oficinas foram desde de cálculo de estoques de carbono e nitrogênio no solo até matemáticas nas colmeias e no planejamento de experimentos agrícolas. A coordenadora da UEP da Embrapa, Walane Ivo, ressaltou que as atividades foram bem dinâmicas e interativas. “Foi uma excelente oportunidade de troca de saberes e para incentivar nos universitários o entusiasmo com a matemática”, afirmou Walane.

Ainda dentro da programação da SNCT, alunos da Ufal participaram do curso ‘Estatística experimental prática e descomplicada’, no qual pesquisadores trocaram conhecimentos sobre vários aspectos do ramo da ciência de extrema importância para a pesquisa agropecuária. 

Com informações da Agência Alagoas de Notícias

Saulo Coelho (MTb/SE 1065)
Embrapa Tabuleiros Costeiros

Contatos para a imprensa

Telefone: (79) 4009-1381

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

estudantesufssempesqunitufalsnct2017