17/11/17 |   Transferência de Tecnologia

Alunos do Ifac de Tarauacá conhecem Embrapa Acre

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Fabiano Estanislau

Fabiano Estanislau -

Alunos do último ano dos cursos técnicos em Agricultura e Florestas do câmpus Tarauacá do Instituto Federal do Acre (Ifac) visitaram a Unidade, na última quarta-feira (8). A ação faz parte da programação de visitas dirigidas a instituições de pesquisa na capital acreana.

Durante todo o dia, os 80 estudantes participaram de palestras com os pesquisadores Tatiana de Campos e Evandro Orfanó, sobre "As aplicações da biologia molecular" e "O uso do drone no planejamento florestal e agrícola", respectivamente. Também, conheceram o viveiro no Campo Experimental e os laboratórios de Morfogênese e Biologia Molecular, Fitopatologia e Solos, acompanhados dos analistas Fernanda Fonseca, Paulo Eduardo de Macedo e Valdomiro Catani e do técnico Pedro Raimundo de Araújo. O analista Gilberto do Nascimento coordenou a visita na Unidade.

Marlúcia Xavier de Matos, aluna do 3º ano do curso técnico em Florestas, conta que a visita proporcionou o conhecimento de ações além do aprendizado em sala de aula. “Fiquei encantada com o Viveiro, principalmente com o processo de enxertia. O contato com os pesquisadores pode ser uma ponte para o mercado de trabalho”, comenta.

Segundo o coordenador do curso técnico em Florestas, professor Davair Teixeira Júnior, as visitas buscam contribuir com os conhecimentos sobre as práticas da área de pesquisa, já que os cursos técnicos desenvolvem somente atividades de ensino e extensão. “Esses encontros são essenciais para os alunos aprenderem como funciona os órgãos de pesquisa, a infraestrutura, equipamentos e as expertises da equipe”, acrescenta.

Outra vantagem, de acordo com a professora Edvânia de Oliveira Santana, é a vivência com as ações de pesquisa: “é a materialização das teorias aprendidas durante os três anos de curso”.

Para Elis Regina dos Santos, estudante do curso técnico em Agricultura, a visita possibliitou obter noções do processo de trabalho nos laboratórios. “Depois de passar o dia aqui, tenho a certeza que quero continuar a estudar nessa área. Foi um estímulo para fazer a graduação em agronomia e quem sabe estagiar e trabalhar na Embrapa”, conclui a aluna.

Fernanda, que acompanhou a turma no Viveiro, fala que é justamente o estímulo para atuar na pesquisa a importância de receber estudantes. “Além de divulgar o nosso trabalho, um dos principais objetivos é despertar o interesse deles para a pesquisa, apresentando os experimentos e as informações sobre a área de atuação”.

Programação

Na terça-feira, 7, a comitiva conheceu a infraestrutura do Parque Zoobotânico e  conversaram com a coordenação do curso de engenharia agronômica da Universidade Federal do Acre (Acre). Na quinta feira, 9, visitaram o Viveiro da Floresta.

As atividades do câmpus Tarauacá começaram em 2013. Ano passado foi inaugurada sua sede com 3.779,52 m² de área construída. A instituição oferece cursos técnicos em duas modalidades: integrado ao Ensino Médio e subsequente (Eduação à Distância).

 

Priscila Viudes (Mtb 030/MS)
Embrapa Acre

Contatos para a imprensa

Telefone: (68) 3212-3250

Fabiano Estanislau (Conrerp 3741/SP)
Embrapa Acre

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

visita-tecnicaestudantes