05/05/15 |   Produção animal

Aberta campanha de vacinação contra aftosa em MS

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Kadijah Suleiman

Kadijah Suleiman - Abertura da campanha contra aftosa em assentamento de Jaraguari

Abertura da campanha contra aftosa em assentamento de Jaraguari

Durante a abertura da campanha de vacinação contra a febre aftosa nas regiões de Planalto e Pantanal, nesta segunda, 4, no Projeto de Assentamento Estrela, em Jaraguari, o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, destacou a importância da consciência do produtor para que o estado continue mantendo o status de área livre de aftosa com vacinação, lembrando ainda que, em 2015, o estado completa dez anos desde o último foco de aftosa. Durante o lançamento da campanha, foram vacinados cerca de 400 animais dos pequenos agricultores do local.
 
"Sabemos o tamanho do prejuízo que tivemos com aqueles focos, então é fundamental manter esse status, cuidar da fronteira e mostrar ao produtor a responsabilidade dele quanto à vacinação", alertou. Segundo o governo, a campanha pretende imunizar 18,8 milhões de bovinos em Mato Grosso do Sul, que possui o quarto maior rebanho do Brasil.
 
Sobre a parceria da Embrapa neste trabalho, o governador destacou que as tecnologias geradas pela Empresa têm papel preponderante, principalmente, quanto à sanidade, melhoria e qualidade de pastagens, precocidade do rebanho e competitividade.
 
Azambuja apontou a carne de MS como a "melhor do país" e falou sobre a preocupação com a fiscalização na fronteira, através da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), com apoio da Superintendência Federal de Agricultura (SFA/MS).
 
"Estamos intensificando nossa atenção na fronteira, principalmente com trabalho de inteligência. Esses dias foi aprendido e levado ao abate sanitário, em Bela Vista, um rebanho contrabandeado. Isso é irresponsabilidade de alguns que pode comprometer todo o trabalho de dez anos sem nenhum foco da doença. A vigilância na fronteira continuará sendo sistemática e permanente para manter o status de zona livre com vacinação", acrescentou.
 
O diretor-presidente da Iagro, Luciano Chiochetta, informou que existe um trabalho conjunto com a Embrapa visando incluir no currículo da Agroescola (localizada na Embrapa Gado de Corte) a disciplina "defesa agropecuária". "O nosso foco é trabalhar muito a questão de educação sanitária e criar a consciência no produtor e a escola é uma boa iniciativa dentro disso", concluiu.
 
Serviço
 
Vacinação:
 
Região de fronteira: 1º de abril a 15 de maio (registro de 1º de abril a 1º de junho)
Região Planalto: 4 de maio a 8 de junho (registro de 4 de maio a 23 de junho)
Região Pantanal: 4 de maio a 17 de junho (registro de 4 de maio a 2 de julho)
 

Kadijah Suleiman (MTb 22729 RJ)
Embrapa Gado de Corte

Contatos para a imprensa

Telefone: 67 3368-2203

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

aftosavacinacaoabertura-campanha-aftosa-em-ms