09/02/18 |   Transferência de Tecnologia

Seminário debate desenvolvimento econômico sustentável no Sertão Central do Ceará

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Divulgação

Divulgação -

A Embrapa Algodão participou nesta quinta-feira (8), na Fatec, em Quixeramobim, CE, do I Seminário Regional de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Sertão Central, promovido pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec). O encontro reuniu atores estratégicos com o objetivo de alavancar o desenvolvimento da região. Segundo o presidente do instituto, Silas Alencar, “foi um momento histórico por reunir em um mesmo espaço pessoas e instituições imprescindíveis para promover reais mudanças no atual cenário e contribuir para alcançar resultados que beneficiem a população cearense”.

Participaram do encontro os secretários estaduais Inácio Arruda (Ciência e Tecnologia e Educação Superior), Francisco Maia Junior (Planejamento) e Euvaldo Bringel (Agricultura, Pesca e Aquicultura), o prefeito de Quixeramobim Clébio Pavone Ferreira, além de gestores e técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará e Ematerce, professores e alunos da Fatec, agricultores e população em geral.

O diretor da Fatec, Jardel Paixão, destaca a parceria com a Embrapa Algodão como sendo uma das novidades que impactarão de forma direta a produção regional. “Queremos que a Fatec seja um campo de transferência de tecnologia, uma vitrine para que os agricultores conheçam a maneira correta de manejo do sistema água-solo-planta voltado para o cultivo do algodão no semiárido”, ressalta.

O Programa de modernização da cultura do algodão no Ceará, do Governo do Estado, será uma das estratégias para promover o desenvolvimento da região. No primeiro ano, o programa envolverá cerca de 500 produtores. A meta para a safra 2018 é cultivar 2 mil hectares de algodão em Quixeramobim, Quixadá e Senador Pompeu, municípios que já foram grandes produtores de algodão e agora buscam retomar o cultivo alinhados às novas técnicas de produção.

Com Ascom Centec

Edna Santos (MTB-CE 01700)
Embrapa Algodão

Contatos para a imprensa

Telefone: (83)3182-4361

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

algodaosemiaridodesenvolvimento-sustentavel-do-semiaridoceara