21/05/15 |   Produção animal  Transferência de Tecnologia

Animais do 1º Teste de Touros Jovens têm pesagem e avaliação visual final

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Liliane Castelões

Liliane Castelões -

Os 61 animais da raça Nelore que participam da primeira edição do Teste de Desempenho de Touros Jovens (TDTJ) na Embrapa Cerrados (Planaltina-DF) estão, nesta semana, passando pela última fase de avaliação. Na terça-feira (19) ocorreu a última pesagem, a medição da circunferência escrotal (CE) e avaliação visual levando-se em conta a funcionalidade dos animais. Na sexta-feira (22) será feita avaliação da carcaça por meio de ultrassonografia, para as características da área de olho de lombo (AOL) e espessura de gordura (EGS).

Os animais estão sendo avaliados por técnicos da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) e da ACZP (Associação dos Criadores de Zebu do Planalto). Para Jordan Alves, técnico da ACZP que acompanhou as seis pesagens, os animais demonstraram uma grande evolução. "No período do teste, os animais ganharam peso, resultado da boa pastagem e ótima genética, e corresponderam bem às expectativas da prova", afirma.

Coordenador do TDTJ, o pes­quisador Cláudio Magnabosco conside­ra que a primeira edição do teste em Pla­naltina superou as expectativas quanto à participação dos pecu­aristas e ao desenvolvimento dos animais. A opinião é compartilhada pelo técnico da ABCZ, Haroldo Velasco, para quem a prova é uma ferramenta para os pecuaristas que buscam a melhoria genética de seus rebanhos.

Os produtores que conferiram a última pesagem dos animais revelaram entusiasmo com o sucesso do TDTJ. Tiago Serra, da Agropecuária Confiança, de Flores de Goiás (GO), está participando do teste com seis animais. Para ele, a grande vantagem do teste é reunir animais de diferentes estados brasileiro. "Temos a oportunidade de comparar nossos animais com de outros criadores e isso permite que saibamos se estamos ou não no caminho certo", declara. Para Marcelo Ribeiro, proprietário da Fazenda Gado Bravo, no Distrito Federal, o TDTJ está dando novo foco para a pecuária da região Centro-Oeste.

O 1º TDTJ na Embrapa Cerrados teve duração de 294 dias e reuniu animais de 14 fazendas de Goiás, Mato Grosso, São Paulo e Distrito Federal. Os animais selecionados no TDTJ poderão ser indicados para compor a bateria anual da Reprodução Programada 2015/2016 do Programa Nelore Brasil, coordenado pela Associa­ção Nacional de Criadores e Pes­quisadores (ANCP), e do programa PAINT, coordenado pela CRV Lagoa. Os animais classificados como elite ou superior participarão do 5º Leilão de Touros Jovens da Embrapa, ACZP e AGCZ (As­sociação Goiana de Criadores de Zebu), que será realizado em 11 de julho, na Embrapa Cerrados.

Liliane Castelões (16.613 MTb/RJ)
Embrapa Cerrados

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3388 9891/9945

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens