02/03/18 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Tecnologias desenvolvidas em parceria com a Embrapa estarão na Farm Show

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Thiago César

Thiago César - RMN e tecnologias para irrigação de baixo custo estarão em destaques na Farm Show

RMN e tecnologias para irrigação de baixo custo estarão em destaques na Farm Show

Resultado do desenvolvimento em parceria entre a Embrapa Instrumentação (São Carlos, SP) e empresas privadas, os sensores de baixo custo para irrigação e a aplicação de ressonância magnética nuclear para análise de alimentos in natura e industrializados estarão na 4ª edição da Farm Show, que tem início no dia 3 de abril, em Primavera do Leste (MT), e termina no dia 6. 

A Tecnicer Tecnologia Cerâmica Ltda, empresa com sede em São Carlos, vai apresentar um conjunto de sensores capazes de garantir maior economia de água no campo e nos jardins. Os sensores identificam quando a planta necessita de água e acionam automaticamente o sistema de gotejamento, evitando irrigação desnecessária, excesso e falta de água. 

São dois tipos de sensores – o Diédrico e o IG - produzidos em diferentes formatos adaptados a diferentes necessidades e custo bastante abaixo dos disponíveis no mercado, que podem ser utilizados no campo ou na cidade, indicam a quantidade de água no solo, servem para qualquer tipo de cultura e podem ser adaptados a todas as regiões do país. 

Outra vantagem é que os sensores são eficazes em períodos de chuvas e em épocas de estiagem e não exigem nenhuma fonte de energia. Podem ser usados por produtores rurais, donas de casa, profissionais de ensino e pesquisa, entre outros. 

Desenvolvidos pelo pesquisador Adonai Gimenez Calbo, os sensores já são produzidos em escala industrial e comercializados para todo o território nacional. O Sensor Diédrico já obteve quatro patentes - no Brasil e exterior. 

Outro resultado, fruto de desenvolvimento em parceria, é a aplicação da ressonância magnética nuclear (RMN) para analisar alimentos frescos – frutas e carne bovina - e industrializados – azeite de oliva, maionese, molhos de salada e vinho. O equipamento será apresentado pela empresa Fine Instrument Technology (FIT), que desde 2013 tem atuado com a Embrapa Instrumentação para desenvolver aparelhos de RMN menores e de baixo custo.

Responsável pelo desenvolvimento da metodologia de aplicação de RMN na agricultura, o pesquisador Luiz Alberto Colnago diz que os aparelhos representam alternativas aos equipamentos gigantescos e de altos custos, que se colocavam como um entrave a novas aplicações e com os quais as pesquisas vinham sendo realizadas na Embrapa Instrumentação desde a década de 80.
 

Farm Show
Criada em 2015 para fortalecer o setor agropecuário do município e da região sul de Mato Grosso, a Farm Show tem se tornado uma das principais feiras de negócios do Centro-Oeste. Em 2017, recebeu 35 mil visitantes, com um volume de negócios de aproximadamente R$ 1 bilhão.

Joana Silva (MTB 19.554/SP)
Embrapa Instrumentação

Contatos para a imprensa

Telefone: (16) 2107-2901

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Conteúdo relacionado

Tecnologias Ver mais

Produto: Cultivar transgênica ou editada