23/04/14 |   Agroecologia e produção orgânica  Biotecnologia e biossegurança

Manejo de pragas do algodão em sistema agroecológico

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Cultivo do algodão em consórcio com outras culturas é uma das estratégias de manejo do sistema agroecológico
Esta semana o Prosa Rural apresenta o tema manejo de pragas do algodão em sistema agroecológico, produzido sem o uso de insumos químicos, e com alto valor agregado no mercado de produtos orgânicos. Mas para obter uma boa produtividade, o produtor precisa estar atento para as práticas corretas de manejo da cultura no sistema agroecológico.

Esse manejo inclui a adoção de práticas como plantio na estação e momentos corretos, espaçamentos e densidade, preparo do solo, consórcio com outras plantas, rotação de culturas, entre outras. O pesquisador da Embrapa Algodão, Fábio Aquino de Albuquerque diz que o plantio do algodão na época certa possibilita a uniformidade de idade das plantas, aumentando a eficiência do controle de pragas e a produtividade.

"Quando você concentra o plantio numa mesma época, havendo uma infestação, você vai manejar essas infestação na mesma época. Se você planta espaçada em mais de 20 dias, fatalmente você vai ter o ciclo da praga sempre se renovando e isso é muito prejudicial porque no sistema agroecológico ou orgânico você não tem um produto sintético que vai causar mortalidade imediata desse inseto, você vai manejar. Então, se você está sempre dando alimento para esse inseto você não vai conseguir baixar a população desse inseto", afirma o pesquisador.

Para conferir o programa acesse:

http://hotsites.sct.embrapa.br/prosarural/programacao/2014/manejo-de-pragas-do-algodao-em-sistema-agroecologico

Edna Santos (MTb-CE 01700)
Embrapa Algodão

Contatos para a imprensa

Telefone: (83)3182-4361

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

agroecologiapragas-do-algodao