27/05/15 |   Melhoramento genético  Produção vegetal  Transferência de Tecnologia

Embrapa participa da Bahia Farm Show 2015

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Fabiano Bastos

Fabiano Bastos -

A Embrapa participará, de 2 a 6 de junho, da Bahia Farm Show, considerada a maior feira de tecnologia agrícola e negócios do Norte-Nordeste brasileiro, em Luís Eduardo Magalhães (BA). A grande novidade deste ano na vitrine tecnológica da Embrapa será a apresentação da cultivar de soja BRS 9180 IPRO, desenvolvida em parceria com a Fundação Bahia.

As cultivares de soja BRS 7980, BRS 8381 (convencionais) e BRS 8280 RR (transgênica) adaptadas para o Oeste baiano e outras regiões agrícolas do Cerrado, e cultivares transgênicas de algodão (BRS 371RF e BRS 368 RF) com excelentes características genéticas também estarão expostas na vitrine tecnológica. No espaço reservado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) estará localizado o estande institucional da Embrapa com apresentação de produtos, tecnologias e publicações da empresa.

A Bahia Farm Show é realizada pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), com o apoio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Associação dos Revendedores de Máquinas e Equipamentos Agrícolas do Oeste da Bahia Ltda (Assomiba), Fundação Bahia e Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães.

Características das cultivares

A cultivar de soja BRS 9180 IPRO apresenta alto potencial produtivo para a região do Matopiba – Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia – e Mato Grosso. Possui tolerância ao herbicida glifosato e oferece proteção contra as principais lagartas da cultura da soja: lagarta da soja (Anticarsia gemmatalis), lagarta falsa medideira (Chrysodeixis includens e Rachiplusia nu), lagarta das maçãs (Heliothis virescens) e broca das axilas ou broca dos ponteiros (Crocidosema aporema), além de supressão às lagartas do tipo Elasmo (Elasmopalpus lignosellus) e Helicoverpa (H. zea e H. armigera). 

A cultivar de soja BRS 8280 RR alia os benefícios do gene Roundup Ready à resistência aos nematoides de galha (M. javanica e M. incógnita).  Possui resistência as seguintes doenças: Mancha Olho-de-rã, Pústula Bacteriana, Cancro de Haste e Crestamento Bacteriano. Pode ser inserida no sistema refúgio para materiais Bt (Bacillus thuringiensis) dos grupos de maturidade 8.2 e 8.3. Permite safrinha em Mato Grosso.

As cultivares convencionais de soja BRS 8381e BRS 7980 apresentam potencial produtivo com estabilidade e ciclo médio. De crescimento ereto, a arquitetura arejada da BRS 8381 é apropriada para controle das principais doenças – ferrugem e mofo branco – e pragas como lagartas. Também apresenta resistência ao nematoide de galha (M. javanica).

A BRS 7980 destaca-se pela resistência múltiplas aos nematoides do cisto (raças 1, 3 e 5) e aos nematoides causadores de galhas (M. javanica e M. incógnita). A cultivar também é resistente à podridão radicular de fitóftora, causada pelo fungo Phytophthora sojae, e tolerante ao nematoide Pratylenchus. O material permite safrinha de milho e algodão no Mato Grosso e é uma opção aos agricultores que adotam a rotação entre soja, milho e algodão no Oeste da Bahia.

As cultivares de algodão BRS 371RF e a BRS 368RF são os primeiros materiais brasileiros com tecnologia RR Flex, que oferecem maior flexibilidade no controle de plantas daninhas, permitindo a aplicação do herbicida em qualquer fase do desenvolvimento do algodoeiro. A cultivar BRS 371 RF apresenta resistência múltipla a doenças, com destaque para a mancha de ramulária e ao nematoide das galhas. É indicada para cultivo em primeira safra nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Bahia. Considerada de alta produtividade, a cultivar BRS 368RF é indicada para cultivo em primeira safra (sequeiro) e segunda safra (irrigado) no estado da Bahia.

As sementes das cultivares expostas na Bahia Farm Show são comercializadas pelas empresas membro da Fundação Bahia. Mais informações sobre os materiais da Embrapa acesse www.embrapa.br/cultivares.

 

 

Liliane Castelões (16.613 MTb/RJ)
Embrapa Cerrados

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3388 9891

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Conteúdo relacionado

Tecnologias Ver mais

Produto: Cultivar convencional