29/05/15 |   Pesca e aquicultura

Memória da Pesca do Pantanal completa 10 anos e 100.000 acessos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Agostinho Catella

Agostinho Catella - Portal virtual reúne diversos documentos sobre a atividade na região pantaneira

Portal virtual reúne diversos documentos sobre a atividade na região pantaneira

Em 2015, a Memória da Pesca no Pantanal completa 10 anos e em maio deste ano, atingiu a marca de 100.000 acessos diretos. Criada em novembro de 2005 pelo pesquisador Agostinho Catella, da Embrapa Pantanal em Corumbá (MS), a Memória da Pesca no Pantanal é um depositório online de documentos sobre pesquisa, monitoramento, legislação, políticas e gestão da pesca no Pantanal e na Bacia do Alto Paraguai – todos digitalizados e disponíveis gratuitamente para download. Esses documentos foram emitidos por instituições públicas ou privadas, ONGs, pesquisadores ou durante eventos e audiências públicas. 
 
A Memória da Pesca no Pantanal também reúne documentos relacionados a políticas públicas, ações de desenvolvimento, obras e infraestrutura na Bacia com efeitos potenciais sobre a pesca. De acordo com Agostinho, o depositório disponibiliza ainda manifestações de diferentes setores da pesca, como pescadores profissionais artesanais, pescadores de iscas vivas, populações ribeirinhas tradicionais e setor turístico pesqueiro. "Nós percebemos que faltava um espaço para reunir e disponibilizar esse material. Com a Memória da Pesca, a gente tem as manifestações e reivindicações de todos os setores em um só lugar". 
 
Para Agostinho, a alternativa permite integrar documentos recentes a arquivos antigos relacionados à atividade, recuperados e digitalizados. "Isso facilita a divulgação e a disponibilização de um acervo que poderia estar disperso ou inacessível, ao mesmo tempo em que registra a história da pesca e sua evolução no Pantanal. No link, os documentos estão dispostos em ordem cronológica do ano de elaboração, partindo dos mais recentes para os mais antigos, exibindo o nome do autor ou da instituição responsável e o título com complementos".
 
Até o momento, a Memória da Pesca no Pantanal reúne 94 documentos produzidos por 42 instituições ou autores. Grande parte do material trata de recomendações sobre políticas públicas relacionadas à pesca local e, desses documentos, 27 são assinados pela Embrapa Pantanal como instituição, por meio dos pesquisadores ou com instituições parceiras. "Em dezembro de 2005, havia apenas sete documentos postados, que foram acessados 34 vezes. De 2006 a 2014, foram efetuados de 6.681 a 15.276 acessos diretos por ano, com uma média anual de 10.821 acessos. Isso equivale a cerca de 900 acessos diretos por mês ou 30 por dia. De janeiro até maio de 2015, foram efetuados 2.911 acessos", afirma o pesquisador.
 
Esses números, segundo Agostinho, marcam apenas os acessos em que o usuário faz downloads a partir da página da Memória, sem contar os casos em que os documentos são localizados e baixados por meio de programas de busca na internet. De acordo com o pesquisador, o público que acessa o depositório é composto por pesquisadores, estudantes, jornalistas, empresários e funcionários de diversas instituições – pessoas que precisam de acesso rápido a documentos e informações sobre a pesca na região. "Em vista do baixo custo operacional e da ampla disponibilização de informações, a Memória da Pesca do Pantanal é uma iniciativa bem sucedida, que pode servir de referência para outras aplicações similares".
 
 
Acesse a Memória da Pesca no Pantanal através do link: http://www.cpap.embrapa.br/pesca/?end=turismo/capa_site_2.htm
 

Nicoli Dichoff (MTb 3252/SC)
Embrapa Pantanal

Contatos para a imprensa

Telefone: +55 (67) 3234-5957

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens