03/06/15 |   Comunicação  Segurança alimentar, nutrição e saúde

Cientistas da Embrapa realizam ações de popularização da ciência

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Glauco Lessa

Glauco Lessa - Pesquisadores da Embrapa com a turma do Colégio Municipal Ana Neri.

Pesquisadores da Embrapa com a turma do Colégio Municipal Ana Neri.

Próximos a uma praia quieta e discreta da Barra de Guaratiba, as Escolas Municipais Ana Neri e Floripes Angladas Lucas receberam, no final de maio, cientistas da Embrapa Agroindústria de Alimentos, para aulas sobre a importância da conservação de alimentos e de uma alimentação saudável.  Os pesquisadores Amauri Rosenthal e Rosires Deliza, acompanhados de uma equipe, levaram slides e brincadeiras dinâmicas para as crianças.

A iniciativa faz parte do Programa "Cientistas do Nosso Estado" da FAPERJ e procura apoiar pesquisadores que se destacam em sua área, motivando-os a transmitir seu conhecimento para alunos do ensino público. O pesquisador Amauri Rosenthal coordena projetos com apoio da Faperj em inovações tecnológicas no processamento de produtos lácteos.  Sua atividade na escolas enfocou a necessidade e a história da conservação de alimentos. Já a pesquisadora Rosires coordena projetos em análise sensorial e estudos de consumidor. Apresentou sobre alimentação saudável, salientando a importância da leitura dos rótulos dos alimentos.

A professora da Escola Ana Neri, Adriana Rangel, disse achar importante trazer esse assunto para os pequenos. "Essa foi a Semana da Alimentação Saudável aqui na escola, e fizemos algumas atividades temáticas, desde cartazes até um piquenique", contou. O colégio estava tomado por cartolinas feitas por grupos de alunos, dos mais variados anos, abordando temas como alimentos transgênicos e nutrição. Por conta disso, os alunos estavam com a lição de casa em dia. Quando os pesquisadores falaram sobre a história da conservação dos alimentos, desde a descoberta do fogo até a pasteurização, muitas crianças já tinham respostas na ponta da língua.

Falando em língua, os estudantes participaram de uma experiência em análise sensorial. A pesquisadora Rosires Deliza apresentou uma bebida rosada para todos provarem e tentar adivinhar o sabor. Muitos disseram acerola ou morango, alguns arriscaram a goiaba, mas era abacaxi. A explicação? "A cor vermelha dos corantes adicionados induz nossa percepção de sabor", ela respondeu.

As crianças saíram para o recreio empolgadas com a palestra. "Foi bem legal, aprendemos bastante sobre alimentos que fazem bem e mal para a saúde", disse Marcele. "Eu nunca ia adivinhar que aquele suco era de abacaxi!", completou.

Colaboração: Glauco Lessa (estagiário de Jornalismo)

Aline Bastos (MTB 31.779/RJ)
Embrapa Agroindústria de Alimentos

Contatos para a imprensa

Telefone: 21-3622-9600

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

popularizacao-da-cienciaalimentacao-saudavel