05/06/15 |   Transferência de Tecnologia

Instituições discutem inovação para a agricultura familiar em Sergipe

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Saulo Coelho

Saulo Coelho - Encontro discutirá integração de ações para agricultura familiar

Encontro discutirá integração de ações para agricultura familiar

Favorecer a integração entre as entidades de ensino, pesquisa, extensão e sociedade civil para a promoção da inovação e sustentabilidade na agricultura familiar em Sergipe. Este é o objetivo central da Oficina de Concertação promovida pela Embrapa, em parceria com a Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA) e o Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial (NEDET) da Universidade Federal de Sergipe.

O evento acontece nos dias 10 e 11 de junho no Hotel da Costa, na orla da praia de Atalaia, em Aracaju, e deve reunir cerca de 80 participantes, entre representantes de diversas instituições ligadas à pesquisa, ensino, assistência técnica e extensão rural, além de organizações ligadas aos movimentos sociais de Sergipe. A oficina contará, ainda, com a presença do diretor-executivo de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Waldyr Stumpf Jr.

Segundo o pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), Edson Diogo Tavares, um dos coordenadores do evento, a Oficina de Concertação de Sergipe pretende apoiar a organização de ações de inovação que estimulem a autonomia dos processos na agricultura familiar. "O encontro corresponde a uma das ações do Programa Nacional de Inovação e Sustentabilidade na Agricultura Familiar, lançado em 2014 pelo Governo Federal e que, assim como a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO) e a Política Nacional de ATER (PNATER), constituem-se em importantes pilares para a consolidação do desenvolvimento sustentável no meio rural brasileiro", explica.

As oficinas de concertação vêm sendo realizadas pelo MDA em parceria com a Embrapa em vários estados desde 2014, e este ano deverão ser concluídas em todas as unidades da Federação. A ideia é promover uma reflexão coletiva sobre as possibilidades de integração e articulação relacionadas com a agricultura familiar dos estados, fortalecendo as redes de inovação, além de favorecer a construção de uma agenda comum entre os diversos atores locais.

Confira abaixo os objetivos específicos da Oficina de Concertação:

1. Promover o debate da sustentabilidade na agricultura familiar e o papel das entidades nesse processo;
2. (Re) Conhecer a atuação dos atores institucionais e suas interações para promover a inovação e a sustentabilidade na Agricultura Familiar;
3. Verificar a convergência das ações em curso para a construção de uma agenda comum de atuação dos segmentos do ensino, pesquisa e extensão para o fortalecimento da agricultura familiar;
4. Dar visibilidade às ações em curso em Sergipe, onde estão envolvidos as diferentes instituições e movimentos sociais do estado.

SERVIÇO
O que: Oficina de Concertação: integração entre ensino, pesquisa, ATER e Sociedade na construção da inovação e sustentabilidade na Agricultura Familiar no Estado de Sergipe
Quando: 10 e 11 de junho
Onde: Hotel da Costa – Aracaju-SE
Quem: Waldyr Stumpf Jr. – Diretor da Embrapa / Edson Diogo Tavares – Pesquisador da Embrapa
Informações: (79) 4009-1381/ 4009-1316 – tabuleiros-costeiros.eventos@embrapa.br

Saulo Coelho (MTB/SE 1065)
Embrapa Tabuleiros Costeiros

Contatos para a imprensa

Telefone: 79 4009-1381

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

ateroficinaagricultura-familiarconcertacao