11/06/15 |   Transferência de Tecnologia

Chefs de cozinha fazem última visitação à Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Paulo Lanzetta

Paulo Lanzetta - Arroz Cachinho ou japônico, de tipo especial, é cultivado há mais de 100 anos em Sentinela do Sul, considerada a capital de produção desta cultivar.

Arroz Cachinho ou japônico, de tipo especial, é cultivado há mais de 100 anos em Sentinela do Sul, considerada a capital de produção desta cultivar.

Fórum Gastronômico apresenta cultivares da pesquisa agropecuária local e destacam a produção de arroz Cachinho

A 23ª Fenadoce encerra no próximo domingo, 14 de junho, e o tema abordado neste ano é Uma Festa Completa, que integra a comunidade de Pelotas e une a comida, os doces e a tecnologia, valorizando a cultura local e da Região Sul.

Além da programação que marca a história da feira está acontecendo um momento diferenciado com o Fórum da Gastronomia. Esta atividade acontece dentro e fora da feira, onde são apresentados diferentes pratos culinários feitos por chefs de cozinha de diversos lugares do país, além de outros projetos como chefs na Escola e chefs na Comunidade, onde esses profissionais estão ensinando Gastronomia e adaptando as suas realidades e outras atividades.

Dentro deste roteiro do Fórum Gastronômico, a Embrapa Clima Temperado, de Pelotas/RS, preparou a realização de visitas técnicas para apresentar aos chefs de cozinha as cultivares lançadas pela pesquisa agropecuária e que podem estar no preparo de pratos elaborados, do simples ao sofisticado. A primeira visitação à Embrapa aconteceu no último dia 29 de maio, e a segunda, e última, visitação dos chefs de cozinha acontece nesta sexta-feira, dia 12 de junho, a partir das 9h com a apresentação institucional, seguida de apresentação e degustação de produtos da Empresa, no hall do prédio da Sede, à BR 392, Km 78. Estarão presentes cerca de 15 chefs de cozinha e uma turma de alunos do IFSul/CAVG.

A unidade de pesquisas encerra também sua participação nas sessões de discussão na Fenadoce, nesta mesmo dia, 12 de junho, às 17h, ao apresentar o desenvolvimento da pesquisa da cultivar Arroz Cachinho, através do pesquisador Paulo Fagundes, com experiências de um produtor local.

O arroz Cachinho- Durante a sessão de discussões, nos auditórios do Centro de Eventos da Fenadoce, será apresentada uma organização do Sistema Produtivo do Arroz Cachinho no Território Centro-Sul do Rio Grande do Sul, com vistas ao resgate cultural e agregação de valor, apresentado pelo pesquisador Paulo Fagundes. Trata-se de um projeto conduzido pela Embrapa, que registra que no município de Sentinela do Sul, inserido na mesorregião metropolitana do Rio Grande do Sul, o arroz denominado Cachinho, também conhecido como cateto ou japônico, encontra-se ainda cultivado por pequenos produtores. A produção deste tipo de arroz visa suprir, o mercado regional formado pelos consumidores locais e por turistas atraídos pela qualidade do produto. Em médio e longo prazos, destina-se a abastecer uma demanda dos consumidores orientais e descendentes que vivem no Brasil, bem como para exportação. Ambas as situações demandarão um arroz que possua certificação da origem e da forma pela qual foi produzido. A agricultura familiar, predominante na região alvo desse projeto, necessita de ações que disponibilizem conhecimentos e tecnologias que permitam a agregação de valor, a descoberta de novos produtos e geração de renda, sem perder de vista a sustentabilidade, com a participação efetiva dos agricultores envolvidos. O projeto tem por objetivo, definir estratégias para o cultivo de arroz cachinho no território Centro-Sul, inserido na mesorregião metropolitana do RS, visando a sustentabilidade econômica, social e ambiental dos agricultores.

O grão Cachinho é cultivado na localidade há, pelo menos, cem anos, marcando presença em diversas gerações. Com esse histórico no currículo, em 2009, o município conquistou o título de Terra do Arroz Cachinho e, logo, de Capital Gaúcha do Arroz Cachinho. Através desta iniciativa pelos agricultores familiares da região foi formada a Associação dos Produtores de Arroz Cachinho de Sentinela do Sul (APACSS).

Cristiane Betemps/Francisco Lima/Leticia Eloi Pinto (MTb 7418-RS)
Embrapa Clima Temperado

Contatos para a imprensa

Telefone: (053) 3275-8215

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/