16/04/18 |

Dia de Campo na TV - Tecnologias para gestão hídrica no semiárido

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Marcelino Ribeiro

Marcelino Ribeiro -

A Região Nordeste enfrenta há cinco anos a maior estiagem de sua história. Gerir os recursos hídricos em um cenário de escassez é um desafio para quem vive e produz no semiárido. Pensando nisso, a Embrapa pesquisa e desenvolve tecnologias para captação, tratamento e armazenamento de água. O Dia de Campo na TV apresenta algumas dessas alternativas.

A barragem subterrânea é uma solução prática e econômica de estocagem ao longo de todo o ano. A tecnologia desenvolvida pela Embrapa tornou a construção da barragem mais rápida. O que antes levava 20 dias para ficar pronto, hoje pode ser feito em um dia e meio com auxílio de uma escavadeira. O material usado, a lona plástica, torna a obra mais barata se comparada ao método tradicional.

As águas subterrâneas representam uma boa opção para atender à demanda dos agricultores por recursos hídricos, mas é preciso que o líquido passe por um tratamento adequado, em especial as que possuem elevado teor de sal. Esse é o principal objetivo do Projeto Água Doce. Por meio de um dessalinizador, o produtor passa a contar com água suficiente para a criação de peixes, irrigação e o consumo humano e animal.

Saiba como sintonizar

No site http://www.embrapa.br/diacampo você acessa a grade completa da programação, além de reportagens dos programas.

 

Ricardo Moura (DRT 1681 JP/CE)
Embrapa Agroindústria Tropical

Contatos para a imprensa

Telefone: (85) 3391-7117

Embrapa Semiárido

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

agricultura-familiardctvgestao-hidricasustentabilidade2018