25/04/18 |   Gestão Estratégica

Embrapa, 45 anos, focada no futuro da agricultura brasileira

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Kátia Marsicano

Kátia Marsicano - Presidente fala sobre o futuro nos 45 anos da Embrapa

Presidente fala sobre o futuro nos 45 anos da Embrapa

Com transmissão para as unidades descentralizadas e auditório lotado com mais de 300 convidados - entre parlamentares, embaixadores, gestores públicos, pesquisadores, lideranças do agronegócio e do cooperativismo, empregados e colaboradores -, a Embrapa comemorou 45 anos, nesta terça-feira, 24. Depoimentos que buscaram valorizar a ciência, a inovação, a pesquisa e a tecnologia deram o tom à cerimônia que aconteceu no auditório da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília, DF).

“Os anos vividos nós não os temos mais. O que temos são os anos que estão por vir”, foi assim que o presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes, abriu a cerimônia, fazendo menção ao físico e astrônomo Galileu Galilei, considerado o pai da ciência moderna. Para Lopes, o pensamento de Galileu sintetiza as reflexões que a Empresa tem feito. “O futuro é o nosso principal insumo, devemos a ele nossos esforços, recursos, debates e expectativas”, afirmou.

O presidente relembrou a época em que a Empresa foi criada, em 1973, quando o país  era importador de alimentos e que foi capaz de se tornar, nos últimos 20 anos, grande exportador, com um mercado de mais de 170 países consumidores. “Sabemos dos resultados dessa jornada. É no dia a dia e também nos meios de comunicação que acompanhamos os efeitos da contribuição conjunta de produtores, técnicos, cientistas, parceiros dos setores públicos e privados, para essa grande agricultura brasileira”, destacou. Uma contribuição, segundo Lopes, que se reflete na qualidade e diversidade de alimentos presentes à mesa dos brasileiros, no menor custo da cesta básica, em uma agricultura mais conectada com o meio ambiente, mais competitiva e que gera mais divisas para o Brasil.

Participaram do evento o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Eumar Novack, o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, o presidente do Conselho Nacional dos Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Consepa), Orlando Melo de Castro, a senadora Ana Amélia Lemos (PP/RS), e o deputado federal Evair Vieira de Melo (PP/ES), da Frente Parlamentar de Agricultura da Câmara e, na cerimônia, representando o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM/RJ).

“A Embrapa completa 45 anos sabendo de sua importância no passado para a agricultura e a pecuária no Brasil e, consciente do seu papel para o futuro, vem se modernizando e se adequando para os novos tempos. O Brasil vai colher os frutos de tudo que vem sendo plantado pela Empresa nos próximos anos”, destacou Novack.

O Futuro

Maurício Lopes, presidente da Embrapa, fala sobre o futuro da agricultura

Lopes apresentou aos convidados o documento “Visão 2030: o futuro da agricultura brasileira”. Com 212 páginas, 400 colaboradores da Embrapa e instituições parceiras e um trabalho de mais de 18 meses, o documento apresenta as análises, tendências, sinais globais e nacionais sobre as principais transformações na agricultura em questões científicas, tecnológicas, sociais, econômicas e ambientais e seus potenciais impactos.

Leia aqui a matéria sobre o documento Visão 2030.

“Temos pela frente o futuro que vai nos guiar a partir desses 45 anos. Nossa atenção estará voltada principalmente pelo que faremos e não apenas pelo que já fizemos e conquistamos”, destacou. O documento, a partir de agora, dá o Norte para o  planejamento estratégico da Empresa, com definições sobre  prioridades para a pesquisa e a inovação, além de contribuir com informações qualificadas para os parceiros do agronegócio. A publicação consolida a plataforma Agropensa e contribui para orientar junto aos parceiros os rumos da pesquisa agropecuária em direção ao futuro.

A plataforma 2030 construída pela Empresa foi apresentada pela primeira vez. No formato digital, destaca projeções e expectativas de caminhos possíveis para o desenvolvimento sustentável da agricultura brasileira. “Olhares para 2030” reúne artigos de opinião de 90 lideranças nacionais de diferentes áreas de atuação, agrupados em sete megatendências identificadas pelo Sistema de Inteligência Estratégica da Embrapa (Agropensa), sintetizando as principais forças de transformação da agricultura brasileira para os próximos anos.

A plataforma poderá ser acessada no endereço https://www.embrapa.br/olhares-para-2030.

Na mesma direção, foram lançados 17 e-books que apontam como a Empresa irá se pautar para desenvolver sua programação de pesquisa nos próximos anos. Com tema “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, a Coleção ODS é composta por 18 títulos, sendo um institucional, intitulado “Pesquisa e Inovação Agropecuária na Agenda 2030: contribuições da Embrapa”, e 17 sobre as pesquisas relacionadas a cada um dos Objetivos.

Os 17 objetivos, também conhecidos como ODS, representam um conjunto de compromissos lançados pela ONU que visam superar os desafios da sustentabilidade da humanidade para o século XXI. O alinhamento a essa agenda se tornou um imperativo para as organizações e países para que possam chegar a 2030 melhor preparados para a sustentabilidade do planeta. Acesse aqui e conheça a Coleção ODS.

Presente ao evento, Celso Moretti, diretor-executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa fala sobre o lançamento da coleção de e-books que vinculam resultados de pesquisa da Empresa aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU.

Celso Moretti explica a conexão da programação de pesquisa da Embrapa com a agenda dos 17 ODS

Ao se referenciar ao futuro, Lopes chamou a atenção para a importante contribuição de um dos homenageados, o pesquisador da Embrapa Elíbio Leopoldo Rech, especialista em genética molecular e responsável por importantes estudos sobre biologia sintética. "Queremos com essa homenagem celebrar a sua paixão pela molécula da vida, o DNA, destacar o seu esforço pelo domínio sobre os conhecimentos e ferramentas mais avançadas da biologia e com isso ajudar o mundo da agricultua, da alimentação e da saúde a avançar ainda mais na direção da sustentabilidade", ressaltou Lopes.

Pesquisa de Rech e equipe apontou que a cianovirina, presente nas algas, ao juntar-se às sementes de soja geneticamente modificadas, é capaz de impedir a multiplicação do vírus HIV no corpo humano. "Uma contribuição que aproxima a pesquisa agropecuária da moderna bioeconomia, com impactos reais também na saúde e no bem-estar das pessoas", disse o presidente.

Também foram homenageados o presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), João Martins, o presidente da John Deere Brasil, Paulo Herrmann, a produtora rural, Teresa Cristina Vendramini, e a fundadora e diretora executiva da startup Agrosmart,  Mariana Vasconcelos. Conheça os homenageados acessando aqui

Programa Embrapa Labex comemora 20 anos

Durante a cerimônia, a Embrapa também comemorou 20 anos de atividades do Programa Embrapa Labex - são os laboratórios virtuais da Empresa localizados em oito países de três continentes, onde atuam 47 pesquisadores, em 15 organizações estrangeira de pesquisa distintas. Nesse tempo de existência dos laboratórios, vários desdobramentos da atuação dos pesquisadores podem ser destacados, entre eles o desenvolvimento de projetos de última geração, como a nanotecnologia aplicada a filmes biodegradáveis para embalagem de alimentos e a ampliação da comunidade de pesquisadores da Embrapa treinados no exterior para projetos desenvolvidos no Brasil. Saiba mais sobre o Programa Embrapa Labex acessando aqui.

Acordos de parceria, lançamentos de livros e apresentação de soluções tecnológicas

Acordos de parceria, termos de cooperação, lançamentos de livros e apresentação de soluções tecnológicas foram outros destaques da cerimônia dos 45 anos da Embrapa. "O termo de cooperação entre a Fundação de Apoio à Pesquisa do DF e a Embrapa vai viabilizar a participação do núcleo de inovação tecnológico da nossa Empresa no parque tecnológico de Brasilia, o Bio-Tic", ressaltou Lopes.

A Embrapa contará com espaço de 400 m2 para uso no BioTIC, parque tecnológico a ser inaugurado em 15 de maio em área de 958 mil m2, próxima a Granja do Torto, a 5 km do prédio da Embrapa Sede, em Brasília (DF). A cessão do espaço para atividades do Núcleo de Inovação Tecnológica da Embrapa foi oficializada por termo de cooperação com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF).

Leia matéria sobre a participação da Embrapa no Bio-Tic no Portal e compartilhe nas redes sociais. O presidente também destacou a assinatura dos termos que regulariza o uso de áreas púbicas que a Embrapa utiliza no Distrito Federal, como o Parque Estação Biológica e a Embrapa Cerrados.

Também foram anunciadas as parcerias com o Sebrae, o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), o BNDES, por meio do Fundo Amazônia, o Movimento Brasil Competitivo. O diretor-executivo de Inovação e Tecnologia, Cleber Soares, presente ao evento, destacou a importância das parcerias para a disseminação de tecnologias sustentáveis e soluções digitais para a agricultura.

Cleber Soares, diretor de Inovação e Tecnologia, destaca os objetivos dos cinco acordos

Prosa com Eliseu, Princípios Jurídicos da Inovação Tecnológica e o e-book Hortas em Pequenos Espaços foram as publicações da Embrapa lançadas ontem na cerimônia. Também foi apresentado o Balanço Social 2017, com destaque para o lucro social no valor de R$ 37,18 bilhões, gerado a partir da adoção, pelo setor agropecuário, de 113 tecnologias e de cerca de 200 cultivares avaliadas na publicação. Para cada real aplicado na Embrapa em 2017 foram devolvidos R$ 11,06 para a sociedade. Leia aqui a matéria sobre o tema.

Para a diretora-executiva de Gestão Institucional, Lúcia Gatto, o Balanço Social é um importante instrumento que demonstra a efetividade da Empresa junto à sociedade.

Lúcia Gatto, diretora de Gestão Institucional, apresenta o Balanço Social

Na solenidade, também foi apresentada a plataforma e-campo. Com uma linguagem didática e de fácil entendimento, o e-Campo é um espaço destinado à divulgação das capacitações na modalidade a distância desenvolvidas pela Embrapa, em linguagem didática e de fácil entendimento. Vitor Mondo, chefe da Secretaria de Inovação e Negócios, fala sobre a contribuição dos cursos dessa plataforma para o aprimoramento do produtor rural.

Valorização das parcerias

Para Paulo Herrmann, a Embrapa se destaca por sua capacidade de articular parcerias. Segundo ele, não existe nenhuma outra agência no mundo que abre suas portas para a participação da iniciativa privada da elaboração de planos diretores e planos de pesquisa, bem como para compartilhar reflexões acerca da escolha dos chefes de centro de pesquisa.

Herrmann ressaltou o importante papel da Embrapa em desenvolver tecnologias que contribuirão para que o Brasil possa se tornar o principal provedor de alimentos para o mundo. "Em 2050, teremos a chance de alimentar uma população de 4 bilhões de pessoas de 2 países, Índia e China, sem vocação para a agricultura, mas que terão o primeiro e o terceiro PIB do mundo. Quem alimentará essa população senão os agricultores brasileiros liderados pelas inovações tecnológicas da Embrapa?", observou Herrmann.

Paulo Herrmann fala  sobre os 45 anos da Embrapa.

Ao final da cerimônia, a senadora Ana Amélia rendeu homenagem ao pesquisador Eliseu Alves, um dos fundadores da Embrapa, lembrando que ele foi um dos responsáveis pela semente que deu origem à Empresa. “O sucesso não acontece por acaso. União do setor privado com o setor público, sem nenhum tipo de preconceito, trabalhando em nome do Brasil, não apenas dos agricultores: esse foi o grande segredo que fez a Embrapa chegar à sua maturidade com excelência e sucesso que é reconhecido por todo o mundo e que nos orgulha a todos”.

Conheça a programação completa do aniversário de 45 anos da Embrapa acessando https://www.embrapa.br/45-anos

Acesse aqui para ver as fotos do aniversário da Embrapa.

Maria Clara Guaraldo (MTb 5027/MG)
Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas

Contatos para a imprensa

Telefone: 61-3448-1516

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

agropensa