27/04/18 |   Automação e Agricultura de Precisão

Transformação digital na agricultura é tema de visita técnica e discussão na embaixada brasileira nos Estados Unidos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Leonardo Abbt

Leonardo Abbt - Líder da Rede de Agricultura de Precisão, Ricardo Inamasu discute oportunidades de cooperação em projetos de pesquisa nos Estados Unidos

Líder da Rede de Agricultura de Precisão, Ricardo Inamasu discute oportunidades de cooperação em projetos de pesquisa nos Estados Unidos

     A transformação digital na agricultura vai ser discutida por um grupo de pesquisadores do Brasil e dos Estados Unidos entre os dias 28 de abril e 5 de maio. A programação inclui visita ao cinturão de produção agrícola, nos estados do Missouri e Iowa, e um evento na Embaixada do Brasil em Washington, D.C. (dia 4 de maio), com a presença de representantes da iniciativa privada.

     O encontro é articulado pelo Programa Embrapa Labex, que completa 20 anos em 2018 e tem como um dos objetivos centrais promover a cooperação científica de alto nível entre pares dos dois países, buscando impactos positivos sobre a sustentabilidade e a competitividade das cadeias produtivas agropecuárias. 

     O pesquisador da Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP), Ricardo Inamasu, líder da Rede de Agricultura de Precisão, é um dos integrantes dessa discussão e vai abordar as “Parcerias público-privadas em pesquisa em agricultura de precisão” num dos dois painéis que serão realizados na Embaixada brasileira.

     “A Agricultura de Precisão” foi um dos temas escolhidos quando a Embrapa criou seu primeiro laboratório virtual no exterior há duas décadas. Nesse período tivemos muitas mudanças tecnológicas, principalmente, em termos de conectividade, basta observar o impacto que a atividade agrícola pode ter com a Internet das Coisas (IoT)”, explica Ricardo.

      “Será uma oportunidade importante para interagir com os pesquisadores do Serviço de Pesquisa Agrícola (ARS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e ver a adoção da Agricultura de Precisão na região do corn belt americano, o cinturão de produção de milho, e discutir oportunidades de projetos conjuntos de interesse comum”, finaliza Ricardo. 

      A viagem também contará com as presenças da chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas – SP), Silvia Massruha e do pesquisador desse Centro de Pesquisa, Ariovaldo Luchiari; do gerente da Gerência de Tecnologia de Informação da Embrapa (Brasília - DF), Fabiano Mariath D'Oliveira e do coordenador do Labex-USA, Geraldo Martha Júnior.

Edilson Fragalle (MTB 21.837/SP)
Embrapa Instrumentação

Contatos para a imprensa

Telefone: (16) 2107-2807

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/