12/06/18 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

CEPTIS e Embrapa assinam acordo de cooperação para projetos de rastreabilidade segura na soja

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Danilo Estevão

Danilo Estevão -

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a CEPTIS, empresa de origem suíça com ampla experiência mundial em rastreabilidade segura, assinam nessa quarta-feira, 13 de junho, às 16h30, durante o Congresso Brasileiro de Soja, em Goiânia, um acordo geral de cooperação para desenvolvimento de projetos conjuntos de rastreabilidade de produtos agrícolas com valor agregado.  O acordo geral prevê, inicialmente, a discussão de projetos-piloto para a cadeia produtiva da soja convencional.

“O Brasil é hoje o maior exportador mundial de soja convencional. É um mercado interessante para a agricultura brasileira, com possibilidade de bonificação, mas que demandará cada vez mais transparência, rastreabilidade e garantias de origem e de qualidade em todas as etapas do processo. Com essa parceria, estamos unindo duas empresas com conhecimentos profundos em áreas de atuação bem distintas, com o objetivo de abrir novas possibilidades de negócios de valor agregado para o produtor brasileiro”, explica Cleber Oliveira Soares, diretor de inovação e tecnologia da Embrapa.

De acordo com Phillippe Ryser, presidente da CEPTIS, empresa que detém  os direitos exclusivos para exploração da tecnologia suíça mais utilizada no setor de identificação, autenticação e rastreamento seguro, “a rastreabilidade segura é um processo capaz de garantir a legitimidade aos produtos, proporcionando segurança ao consumidor, produtor e governos. É uma característica que vem sendo cada mais valorizada pelos consumidores”.

A rastreabilidade segura de produtos agrícolas é apontada como uma das megatendências da área para os próximos anos. Nessa primeira fase do acordo de cooperação serão mapeadas as oportunidades e etapas que envolvem o processo de produção de soja convencional. As duas empresas pretendem iniciar diálogos com diferentes elos da cadeia produtiva, a fim de desenhar um projeto piloto de rastreabilidade da soja brasileira. O projeto será coordenado pela Secretaria de Inovação da Embrapa e contará com equipes da Embrapa Soja e Embrapa Cerrados. “A combinação das tecnologias de rastreabilidade segura com o conhecimento dos elos da cadeia produtiva e seus principais desafios têm potencial de criar vantagem competitiva para o Brasil no mercado internacional”, explica Soares.

O conceito de rastreabilidade segura respeita a privacidade dos usuários ao mesmo tempo que registra e processa todas as interações entre consumidores e produtos. Além de garantir maior transparência em todas as etapas da produção ao consumo, os processos de rastreabilidade agregam inteligência para o processo de tomada de decisão.

Sobre a Ceptis: A CEPTIS é a única empresa no Brasil a deter os direitos da tecnologia suíça no setor de identificação, autenticação e rastreamento seguro, capaz de garantir a legitimidade aos produtos, proporcionando segurança ao consumidor, produtor e governo. A Empresa é reconhecida mundialmente pela produção de tintas de segurança, usadas em papel moeda e outras tecnologias de rastreabilidade.

Sobre a Embrapa

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) foi criada em 26 de abril de 1973 e é vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Desde a sua criação, assumiu um desafio: desenvolver, em conjunto com nossos parceiros do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA), um modelo de agricultura e pecuária tropical genuinamente brasileiro, superando as barreiras que limitavam a produção de alimentos, fibras e energia no nosso País.
Esse esforço ajudou a transformar o Brasil. Hoje a nossa agropecuária é uma das mais eficientes e sustentáveis do planeta. Incorporamos uma larga área de terras degradadas dos cerrados aos sistemas produtivos. Uma região que hoje é responsável por quase 50% da nossa produção de grãos. Quadruplicamos a oferta de carne bovina e suína e ampliamos em 22 vezes a oferta de frango. Essas são algumas das conquistas que tiraram o País de uma condição de importador de alimentos básicos para a condição de um dos maiores produtores e exportadores mundiais.  A missão da Embrapa é viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura, em benefício da sociedade brasileira.

Serviço:
13 de junho - Assinatura do Acordo de Cooperação Ceptis/Embrapa
Local: estande da Embrapa no Congresso Brasileiro de Soja – Goiânia-GO
Horário: 16h30.

Assessoria de Imprensa  Embrapa – CBSoja
Carina Rufino e Lebna Landgraf
Soja.imprensa@embrapa.br (43) 9 9994-2271

Assessoria de Imprensa – Ceptis
Lucio Barbosa
Lucio.Barbosa@ceptis.com.br

Embrapa Soja

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/