16/07/15 |   Comunicação  Gestão Estratégica

Obra de revitalização da BR-392 tem início autorizado

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Paulo Lanzetta

Paulo Lanzetta - Trecho de acesso ao Campus da UFPel e da Embrapa será recuperado em até sete meses. Após, será realizada segunda etapa de melhorias na via pública como iluminação, ciclovia e viaduto.

Trecho de acesso ao Campus da UFPel e da Embrapa será recuperado em até sete meses. Após, será realizada segunda etapa de melhorias na via pública como iluminação, ciclovia e viaduto.

 
Assinatura do contrato oficial garante início de revitalização da BR 392 que dá acesso à UFPel e à Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado.
 
Após seis anos de luta incessante pela melhoria do trecho que dá acesso à Universidade Federal de Pelotas Campus Campão do Leão (UFPel) e à Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) formalizou, na manhã desta quarta-feira (15), a entrega do Contrato de Execução da Obra de Revitalização do trecho da BR-392.  Essa etapa da revitalização foi possível, após a primeira conquista da equipe de trabalho com a federalização deste trecho. 
 
A partida de início das obras também foi dada oficialmente, nesta solenidade, a partir do dia 16 de julho com uma meta de que seja feita a revigoração de aproximadamente sete quilômetros ao envolver a avenida Eliseu Maciel e a avenida Três de Maio, pertencentes ao município de Capão do Leão e um pequeno trajeto da avenida Duque de Caxias, que faz parte das vias de Pelotas. Segundo o engenheiro do DNIT, Igor Kruger, será instaurada uma reunião técnica para formalizar os últimos ajustes para a obra. A previsão de término da revitalização é de sete meses. As obras terão um investimento em torno de seis milhões de reais.
 
Como forma de reforçar a necessidade desta melhoria de infraestrutura para o trajeto uma pesquisa realizada durante o processo da federalização da Avenida Eliseu Maciel (intitulada BR-392) em 2014, apontou que cerca de 20 mil veículos percorrem este trajeto diariamente, entre carros, motos, ônibus, charretes e bicicletas. O início das obras trarão benefícios para acadêmicos e servidores da UFPel, empregados da Embrapa e toda população de Capão do Leão.
 
A comissão de federalização e revitalização estuda uma segunda fase deste processo, que se dará com o projeto de iluminação do trecho, planejamento de ciclovia e viaduto. A Câmara de Vereadores de Capão do Leão, votou nesta semana para a instalação de redutores de velocidade, que trará maior segurança e qualidade no tráfego destes trechos. A UFPel se prepara para a próxima etapa ao pedir auxílio do Governo Federal, junto a Metroplan, para uma maior segurança no tráfego do transporte coletivo que dá acesso ao Campus Capão do Leão, evitando que alunos percorram o trecho de pé, ou até mesmo sem a utilização do cinto de segurança.
 
O reitor da UFPel, Mauro Del Pino, destaca que a universidade e a Embrapa tem cumprido um papel importante para o desenvolvimento desta região do Estado. Ressalta que a revitalização é uma conquista de todos e que nada disso teria se concretizado sem a assídua participação dos estudantes da UFPel nesta batalha, através de bloqueios da estrada da BR 392, e  todas as reivindicações do gabinete da Universidade.
 
O chefe geral da Embrapa Clima Temperado, Clenio Pillon, lembrou da importância do passado, do presente e do futuro que as duas instituições, UFPel e Embrapa, tiveram e tem na formação da ciência e da pesquisa brasileira, e o quanto foi importante essa conquista da federalização e da revitalização do trajeto que dá acesso às instituições. "Esta assinatura do termo de revitalização é motivo de congraçamento e de agradecimento a muitos funcionários do quadro de ambas as instituições que com dedicação tornaram realidade esse momento. E também de enaltecer o esforço conjunto de parceiros como a grande estratégia para o sucesso deste projeto, que não termina hoje, mas se inicia", falou.
 
Além do reitor da UFPel estiveram presentes na cerimônia autoridades políticas e civis, a Brigada Militar e o prefeito do Capão do Leão, Claudio Vitória, e a vice-prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas.
 
A solenidade ocorreu no auditório Terras Baixas, nas dependências da Estação de Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão/RS.
 

Leticia Eloi (Colaboradora)
Embrapa Clima Temperado

Contatos para a imprensa

Telefone: (053) 3275-8215

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

ufpelsegurancarevitalizacaotrechoestrada