26/09/18 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Pesquisa une Brasil e China

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Carlos Dias

Carlos Dias - Vinicius Benites mostra o mapa de solos do Brasil para os visitantes

Vinicius Benites mostra o mapa de solos do Brasil para os visitantes

Delegação da Academia Chinesa de Ciências (CAS, da sigla em inglês) esteve na Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ) no dia 26 de setembro a fim de fortalecer a relação entre a Embrapa e a gigante chinesa de pesquisa.

“A CAS ainda não conhece bem a Embrapa. Soubemos que este grupo de profissionais estava no Rio de Janeiro e organizamos este encontro. Mostramos o que é a Embrapa em um dos centros de estudos científicos mais tradicionais do Brasil, a Embrapa Solos”, disse Alexandre Morais do Amaral, gerente de relações estratégicas internacionais da Embrapa.

A agricultura, vital para a China, surge como tema transversal de pesquisa avançada em toda estrutura da CAS, que é um centro de excelência em inovação e fronteira do conhecimento, os estudiosos mais premiados da China estão na Academia.

Como esforço estratégico, a Embrapa quer evoluir na relação com a instituição asiática. “Vamos pensar em mecanismos de colaboração, que podem incluir visitas curtas, workshops integrando líderes de pesquisa e até mesmo chamadas conjuntas entre as duas instituições”, revela Amaral.

Solo

Na área de pesquisa da terra, a Embrapa Solos possui parceria com a CAS em mapeamento digital do solo. Para o futuro espera-se estreitar a relação também em nutrientes. ”Eles têm demanda em fixação biológica de nitrogênio e fósforo. Vale lembrar que a China é a maior produtora mundial de fósforo, com grande similaridade entre as reservas chinesas e brasileiras”, revela Vinicius Benites, chefe de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Solos. “Creio que estes podem ser pontos de partida”.

Carlos Dias (20.395 MTb RJ)
Embrapa Solos

Contatos para a imprensa

Telefone: (21) 2179-4578

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

chinacas