01/10/18 |   Agricultura familiar  Transferência de Tecnologia

Em Alagoas, agricultores familiares trocam experiência sobre diversificação de cultivos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Paulo Mota

Paulo Mota - sementes biofortificadas colhidas

sementes biofortificadas colhidas

Troca de experiêncais visando à segurança alimentar. Esse foi o objetivo do Dia de Campo promovido pela Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca do Município de Feliz Deserto, AL, sob coordenação da Emater-AL e em parceria com a Embrapa Tabuleiros Costeiros, realizado dia 21 de setembro, no município de Feliz Deserto (AL).

Participaram do evento 120 agricultores familiares que compartilharam suas experiências com produção, beneficiamento e comercialização de alimentos de base ecológica e confecção de peças artesanais feitas com papel e tecido.

Foram realizadas quatro estações temáticas na área de produção dos agricultores familiares José Gilson dos Santos e José Menez dos Santos, com o objetivo de favorecer o diálogo entre agricultores e técnicos.

Na estação 1, conduzida pelo técnico da Emater Wilton Santos, foram apresentadas práticas de manejo recomendadas para as variedades de batata-doce ourinho e mineirinha. Já na Estação 2, o técnico da Emater William apresentou uma área de policultivo com alface, coentro, cebolinha e tomate. 

O casal de agricultores familiares José Menez e Ivaneide contaram, na estação 3, sobre sua vivência com o plantio da variedade biofortificada de milho BR4104, em consórcio com macaxeira, conhecida localmente como macaxeira branca. “Esse milho é diferente do outro, a palhada é toda fechada. Se bate uma chuva não molha o caroço e não apodrece. O caroço é excelente e a produção é mais ligeira”, diz José Menez. O casal também utilizou o milho biofortificado na alimentação da família. “O milho é mais gostoso, mais saudável e mais bonito. Você faz um cuscuz e ele fica bem vermelhinho, é bem docinho. A canjica também fica mais gostosa”, disse Ivaneide. 

Ainda na estação 3, Sonise Medeiros e Paulo Mota, da Embrapa Tabuleiros Costeiros, abordaram a Rede BioFort, cujo um dos objetivos é ampliar a produção e consumo de alimentos ricos em vitamina A, ferro e zinco. 

Na estação 4, o técnico da Emater Carlos Eduardo Oliveira abordou as experiências dos agricultores familiares com a comercialização para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) além de feiras.

Durante o evento, houve degustação de farinha de batata-doce que os agricultores alagoanos receberam como cortesia, em intercâmbio promovido pela Embrapa, no início deste mês, na propriedade do agricultor sergipano José Adelson Fonseca, em Campo do Brito, SE. 

As famílias agricultoras também compartilharam parte das sementes colhidas de milho biofortificadas. Segundo Sonise Medeiros, “esse intercâmbio de conhecimentos sobre a biodiversidade, fortalece as redes de solidariedade locais e promove a autonomia das famílias agricultoras por sementes”.

O evento é resultado do projeto “Ações de transferência de tecnologia visando à segurança alimentar e nutricional nos Estados de Sergipe e Alagoas”, da Embrapa Tabuleiros Costeiros. 

Colaboraram com o evento Neiza Batista, Raquel Fernandes e Paulo Sérgio, da área de transferência de tecnologia da Embrapa. Também estavam presentes Idelmon Silva Cota, secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Jorge Nunes, vice-prefeito, de Feliz Deserto (AL), Rita de Cássia Lima, superintendente e Aldo Toledo gerente regional do Baixo São Francisco, ambos da Emater (AL).

texto de Sonise Medeiros e Raquel Fernandes com edição de Ivan Marinovic Brscan (1634/09/58/DF)
Embrapa Tabuleiros Costeiros

Contatos para a imprensa

Telefone: (79) 40091381

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

biofortbiofortificados