09/11/18 |   Transferência de Tecnologia

Profissionais são capacitados em espectroscopia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Maria Cristina Brito

Maria Cristina Brito -
De 07 a 09 de novembro, a Unidade recebeu mais de 30 pessoas para o curso em Espectroscopia no infravermelho próximo (FTNIR) e técnicas de modelamento multivariado. A maioria dos profissionais atua em institutos de pesquisa, universidades e laboratórios prestadores de serviços, além de fábricas de ração.

 

De acordo com o coordenador Gilberto Batista de Souza, o objetivo foi capacitar técnicos e usuários de NIRS (Espectroscopia no infravermelho próximo) na construção de curvas de calibração para a realização de análises quantitativas nos mais variados tipos de amostras.

Durante o treinamento foram apresentados conceitos fundamentais em espectroscopia no infravermelho próximo, quimiometria (técnica estatística empregada para o desenvolvimento de calibração multivariada) e validação de modelos de calibração.

A gerente técnica e regulatória da América do Sul, Ana Paula Pereira, da empresa multinacional ABVista, fez o curso para aperfeiçoar os conhecimentos. A empresa, que atua no setor de aditivos para nutrição animal, oferece o serviço NIR para clientes no mundo todo.

O objetivo da responsável pelo laboratório de medicamentos e agrotóxicos do Lanagro (Campinas- SP), Milene Berbel, é desenvolver métodos de análise utilizando o NIR para triagem de amostras e, assim, reduzir custos e resíduos. Hoje o laboratório faz análise fiscal de medicamentos e agrotóxicos com a cromatografia líquida, uma técnica cara e que gera muitos resíduos. “A ideia é fazer a triagem de amostras com o NIR e apenas fazer a confirmação com a Cromatografia líquida nos casos em que a amostra estiver fora do resultado esperado”, explicou Milene.

Para a coordenadora de serviços analíticos, Valeska Passarelo, da multinacional alemã Evonik, com sede comercial em São Paulo, o treinamento vai contribuir para entender as bases de análise com NIR. “Muitos estão usando, mas poucos conhecem a tecnologia”, destacou. Segundo ela, as empresas acham que podem fazer qualquer análise utilizando o NIR, mas é uma técnica complexa e que tem limitações.

O curso é oferecido anualmente pela Embrapa.

 

Gisele Rosso (MTb/3091/PR)
Embrapa Pecuária Sudeste

Contatos para a imprensa

Telefone: (16) 3411-5625

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

cursoftnirespectroscopianiranalise