30/11/18 |   Estudos socioeconômicos e ambientais

Goiás terá estudo personalizado para cadeia produtiva da pecuária de corte

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Luis Carlos Rodrigues

Luis Carlos Rodrigues - Painel apresentou detalhes do contrato de cooperação técnica e financeira entre as instituições.

Painel apresentou detalhes do contrato de cooperação técnica e financeira entre as instituições.

Esta semana (27), Embrapa, Fundepec (GO) e Instituto Fórum do Futuro apresentam, em Goiânia (GO), o contrato de cooperação técnica e financeira em um painel técnico, que conta com a participação de representantes das instituições, entre elas, o ex-ministro de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e engenheiro agrônomo, Alysson Paolinelli. 

O encontro reúne também os principais agentes da pecuária de corte, com o intuito de detalhar o trabalho da parceria e seu impacto na atividade no âmbito estadual. Guilherme Malafaia é pesquisador e um dos coordenadores do Centro de Inteligência da Carne (CICarne), projeto que representa a Embrapa no acordo, e para ele o evento será um momento de sensibilização, capaz de abrir as portas para a construção coletiva do plano de trabalho previsto no acordo.

Levantar o estado da arte da pecuária de corte no Estado de Goiás; e apresentar alternativas para tornar a atividade mais produtiva e competitividade são os principais focos da proposta assinada pelas instituições até 2020. Após o diagnóstico, Malafaia comenta que será possível sinalizar fragilidades e potencialidades e elaborar um documento de Visão para os próximos 20 anos para a cadela produtiva da came bovina de Goiás.

Para o especialista em cadeias produtivas da Embrapa, Goiás tem condições de atingir a excelência em produção de carne bovina, porque tem genética, clima, estrutura e agora parceria. Ele comenta que para o aumento do desfrute do rebanho (hoje em média 20%) é preciso buscar qualidade e produtividade e estar de olho no consumidor e tendências. 

“É uma oportunidade histórica de aproximar pesquisa, diagnóstico científico e visão estratégica do País, trazendo novas expectativas e um modelo de caso de sucesso passível de adoção em outros Estados”, enfatiza Fernando Barros, do Fórum do Futuro. Para ele e Malafaia, tal modelo de gestão pecuária, personalizada, pode ser inspiração para outros Estados brasileiros.

O ex-ministro Paolinelli reforça que "todos os trabalhos a favor do desenvolvimento da agricultura e da pecuária em qualquer País é bem-vindo, pois nenhuma democracia resiste sem esses dois seguimentos organizados". No caso do Brasil, segundo ele, o agronegócio é forte, mas é preciso que se tenha conhecimento de sua importância e que os produtores rurais sejam igualmente valorizados e motivados. 

Durante o painel, Paolinelli recebeu a companhia de Guilherme Malafaia e Pedro Abel Vieira Jr. (pesquisadores da Embrapa), Leandro Luiz Stival Ferreira (presidente do Fundo para o Desenvolvimento da Pecuária em Goiás - Fundepec-GO) e Fernando Barros (gerente-executivo do Fórum do Futuro) como palestrantes no evento.

Plataformas - Com financiamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Fundepec-GO, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Embrapa, o CICarne é uma plataforma com informações sobre insumos usados na atividade pecuária, rebanhos por regiões, índices zootécnicos da atividade e variações das exportações de carne. Além disso compatibiliza e qualifica as demandas por novos conhecimentos e tecnologias, como o trabalho a ser realizado em Goiás. 

O Instituto Fórum do Futuro, por sua vez, é um grupo de reflexão independente, voltado para o debate de questões estruturantes da sociedade brasileira, a partir de perspectiva do desenvolvimento sustentável. Promove debates, realiza estudos, diagnósticos e antecipa cenários com foco na construção programática, que destaca e valoriza a plataforma da Ciência, da Pesquisa, da Tecnologia e da Inovação. A entidade é presidida pelo ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli.

 

Colaboração: Assessoria Fundepec-GO

Dalízia Montenário de Aguiar (MTb 28/03/14/MS)
Embrapa Gado de Corte

Contatos para a imprensa

Telefone: +55 67 3368-2144

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/