08/03/19 |

Olhar na ciência e formação em liderança feminina

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Arquivo pessoal

Arquivo pessoal - Adelina Belém (à direita) e Ana Euler ( à esquerda).

Adelina Belém (à direita) e Ana Euler ( à esquerda).

Oportunidades conquistadas por mulheres da Embrapa Amapá

A mulher embrapiana, seja qual for o cargo ou função, exerce papel significativo no protagonismo da pesquisa agropecuária do Brasil. Em nome das que fazem parte da Embrapa Amapá, duas delas estarão representando esta Unidade em iniciativas voltadas para a valorização da mulher nos campos da ciência e da gestão pública, respectivamente.

No próximo dia 15 de março, a Bibliotecária Adelina Belém vai integrar a mesa redonda “Mulher protagonista: um olhar na ciência”, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, durante evento realizado pelo Instituto Leva Ciência, às 18 horas, no Espaço Cowoking, próximo ao Sebrae, em Macapá. O objetivo deste evento é debater os desafios enfrentados pela mulher no campo da ciência e as barreiras para se ter uma carreira protagonista.

Adelina Belém credita o convite à sua iniciativa em idealizar e executar a ação institucional “Café com Ciência”, voltada para encontros informais no ambiente da Biblioteca da Embrapa Amapá, reunindo autores de publicações técnico-científicas e públicos interessados. A ideia surgiu diante do seu incômodo, em observar a pouca frequência dos usuários no ambiente físico da biblioteca. “Ao mesmo tempo, a ação também une o fato de termos uma oportunidade para divulgarmos a produção científica da Unidade em um formato mais didático, informal e descontraído”, acrescentou a Analista, que conta com o apoio de vários setores e dos próprios autores.

Esta ação ganhou destaque como ferramenta de divulgação de repositórios de publicações na 9ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto (ConfOA), evento realizado em Lisboa (Portugal), promovido pela Universidade do Minho (SDUM), Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e Instituto Universitário de Lisboa, em outubro de 2018, no Instituto Universitário de Lisboa.

A Engenheira Florestal Ana Euler, integrante do quadro de pesquisadores do Núcleo de Recursos Florestais da Unidade, foi aprovada na disputada seleção da turma 2019-2020 do programa Columbia Women’s Leadership Network in Brazil, composto de 10 módulos. Trata-se do Programa da Rede de Liderança Feminina da Columbia no Brasil, que seleciona grupos anuais de até 20 profissionais de nível médio-sênior com o objetivo de criar uma rede crescente de mulheres que contribuirão para a transformação do serviço público no Brasil. Cada turma consistirá de mulheres que trabalham em diferentes áreas da gestão pública de diferentes partes do Brasil.

“Minha principal motivação para ingressar neste programa está ligada ao fato da Embrapa nunca ter tido uma Presidente mulher. Além disso o sentimento de que podemos contribuir para o fortalecimento da empresa, das equipes, buscando sempre como resultado o desenvolvimento tecnológico e a aproximação da realidade das trabalhadoras e trabalhadores rurais brasileiros”, ressaltou Ana Euler.

A Pesquisadora participará de workshops no Brasil e no campus da Columbia University, em Nova Iorque (em julho de 2019). Sendo que neste mês de março ela inicia no Rio de Janeiro o primeiro módulo, de uma programação que se estenderá até março de 2020, através de encontros presenciais uma vez por mês.

O programa consiste em treinamento estratégico e atividades de networking, mesas redondas, um seminário e sessões de orientação. Todas as atividades serão supervisionadas pelo Centro Global da Columbia no Rio de Janeiro, em estreita colaboração com o corpo docente da Universidade de Columbia. Os projetos finais da Rede de Liderança Feminina da Columbia no Brasil serão entregues por meio de publicação.

Dulcivânia Gomes de Freitas (DRT/PB 1063-96)
Embrapa Amapá

Telefone: (96) 3203-0287

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

cafe-com-cienciabem-diversodia-internacional-da-mulherods