22/04/19 |   Transferência de Tecnologia

Curso aborda a produção de mudas do guaranazeiro

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Siglia Souza

Siglia Souza -
Planta nativa da Amazônia, o guaranazeiro é hoje cultivado tanto na região como em outros estados do país. Para garantir uma boa produção, a formação de mudas de qualidade é essencial para garantir uma boa rentabilidade ao produtor rural. Com o objetivo de capacitar agricultores e profissionais de assistência técnica e extensão rural (Ater), a Embrapa Amazônia Ocidental promove o curso “Produção de mudas de Guaranazeiro no Amazonas”, nos dias 25 e 26 de abril, na sede de centro de pesquisa, em Manaus (AM). Os instrutores do curso serão os pesquisadores da Embrapa Amazônia Ocidental Lucio Pereira dos Santos, André Luiz Atroch e Firmino do Nascimento Filho, além do servidor do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Márcio Martins Pereira. 
 
O guaranazeiro pode ser propagado por sementes e por estacas. A formação de mudas a partir de sementes é o método mais antigo, ainda utilizado por boa parte dos produtores do Amazonas e quase que exclusivamente em outros estados produtores, com destaques para Bahia e Mato Grosso. Por sua vez, o método de propagação assexuada, por meio do enraizamento de estacas, foi desenvolvido e aprimorado pela Embrapa Amazônia Ocidental, com o objetivo de sanar um dos principais problemas da cultura em nossa região, que é a grande incidência da doença Antracnose, provocada por um fungo. Com o desenvolvimento do protocolo de enraizamento de estacas, tornaram-se possíveis as seleções de cultivares resistentes a essa doença, mais produtivas, precoces e uniformes.
 
Nos dois dias da capacitação serão apresentadas noções teóricas e práticas sobre os dois tipos de propagação do guaranazeiro. O dia 25 será reservado para aulas teóricas abordando temas como a cultura do guaranazeiro, métodos de propagação do guaranazeiro, propagação por sementes, produção de mudas por meio de enraizamento de estacas, construção do viveiro para formação de mudas, controle de pragas, doenças e plantas em viveiro e legislação sobre produção de mudas de guaranazeiro. Já no dia 26, os participantes farão uma visita aos jardins clonais da Embrapa e aulas práticas de produção de mudas. 
 
 

Fernando Goss (1065 - MTb/SC)
Embrapa Amazônia Ocidental

Contatos para a imprensa

Telefone: 92 33037994

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

transferencia-de-tecnologia