13/06/19 |

Embrapa e parceiros mostram 20 anos de pesquisa com algodões coloridos e orgânicos em Salão do Artesanato

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Flávio Torres

Flávio Torres - Abertura do Salão do Artesanato em Campina Grande

Abertura do Salão do Artesanato em Campina Grande

“A Embrapa tem ensinado ao país, ao longo desses anos. Tem dado lições e lições de que as pesquisas que acontecem têm dado resultado. São coisas que, efetivamente, se transformam em produtos, que chegam junto da população, e que começam a render para a população envolvida até receita, quando se trata de um algodão orgânico como esse. E esse algodão é o futuro do mundo”. As palavras são do Governador da Paraíba, João Azevêdo, que visitou estande da Embrapa e parceiros dentro do Salão do Artesanato da Paraíba.

Azevêdo afirmou que só existe um caminho para o desenvolvimento de uma Nação e de um povo: “É a Educação e a Pesquisa”. Ele falou também sobre ações do Projeto Cooperar, que vai investir cerca de R$ 300 milhões no fomento de arranjos produtivos locais e em projetos de segurança hídrica. “Dentro de alguns anos, a população da Paraíba vai perceber o reflexo e o retorno desse montante que serão investidos na economia, que se dará da melhor maneira possível”, ressaltou.

Sobre a questão específica do artesanato, o chefe do Executivo estadual disse que, cabe ao governo apoiar esse segmento, que envolve milhares e milhares de pessoas na Paraíba, que produzem arte e conta a história do nosso povo através dessa arte. 

Durante a visita ao estande, o governador foi recebido pelo pesquisador Francisco José Correia Farias, que explicou detalhes de como a Embrapa desenvolveu tecnologias no melhoramento genético de plantas para obter as variedades de algodão naturalmente coloridas, desde 1999. Farias falou também da importância da cadeia produtiva para algodão orgânico e agroecológico. 

O estande é uma parceria da Embrapa Algodão com a Norfil, Coopnatural, e a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer). 

O Salão do Artesanato da Paraíba, chega à 30ª edição esse ano numa realização da Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), sob a coordenação do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP). O evento ocorrerá até 30 de junho e encontra-se aberto ao público entre as 15h e 22h, no Museu de Arte Contemporânea (MAC) da Unifacisa. O Salão tem como tema “Labirinto – A Arte que Une Gerações”.

///////////////////////////////////////

Dalmo Oliveira 
(MTB-PB 0859) 
Embrapa Algodão 

Contatos para a imprensa 
algodao.imprensa@embrapa.br 
Telefone:  (83)3182-4361

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Dalmo Oliveira Silva (0859 MTE-PB)
Embrapa Algodão

Contatos para a imprensa

Telefone: (83) 3182.4361

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens