14/08/15 |   Recursos naturais

Água e energia ganham destaque na discussão sobre perdas pós-colheita em frutas e hortaliças

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Embrapa Instrumentação

Embrapa Instrumentação - Água e Energia: desafios da pós-colheita

Água e Energia: desafios da pós-colheita

O panorama mundial dos alimentos para as próximas décadas com a demanda crescente, oferta restrita a alguns países, escassez de recursos hídricos e energéticos, a crescente pressão de eventos extremos e volatilidade de preços. A água e energia como principais fatores limitantes da produção e pós-colheita. O que nos reserva a ciência e a inovação, no horizonte próximo, aplicadas aos alimentos, frutas e hortaliças?

Essa é uma das discussões centrais da IV edição do Curso de Tecnologia Pós-Colheita em Frutas e Hortaliças, que será realizado pela Embrapa Instrumentação, em São Carlos – SP. O pesquisador e ex-presidente da Embrapa, Silvio Crestana, vai discutir como lidar com a emergência de crises e a construção de resiliência, tanto na produção quanto na pós-colheita de alimentos no dia 17 de agosto, às 14h.

"Não podemos perder de vista que, de acordo com dados da FAO de 2011, mais de 40% das perdas de alimentos em países em desenvolvimento ocorrem nas etapas de pós-colheita e processamento. Se fizermos uma conta rápida de que uma fruta tem em torno de 90% de água, chegaremos a conclusão que estamos desperdiçando recursos hídricos e alimentos, quando há milhares de pessoas com fome e sede no mundo", enfatiza Marcos David Ferreira, organizador do curso.

Nesse sentido, destaca o pesquisador da Embrapa Instrumentação, medidas de controle precisam ser adotadas por meio de técnicas pós-colheita adequadas, programas de conscientização, melhoria das instalações de armazenamento, entre outras.

"O curso busca apresentar teoria e prática de como minimizar essas perdas, por exemplo, com novas tecnologias e plataformas para a colheita de frutas e hortaliças, que têm sido pesquisadas não somente pelo Centro de Pesquisa de São Carlos, mas por outras Unidades da Embrapa e instituições parceiras. Essa é uma das linhas de pesquisa que temos atuado e para a qual têm surgido oportunidades de parceria e de inovação, principalmente, envolvendo o setor privado", acrescenta o chefe-geral da Embrapa Instrumentação, João de Mendonça Naime.

O evento, que já está com as vagas esgotadas, vai até o dia 21. As palestras vão abordar ainda temas como "Os desafios da pesquisa agrícola e suas interfaces com a pós-colheita de frutas e hortaliças"; "Produção e mercado de frutas: situação e perspectivas"; "Frutas e hortaliças: a importância da qualidade sensorial e a aceitação do consumidor"; "Ferramentas de modernização da cadeia de valoração de produtos hortícolas frescos"; "Análises não destrutivas de frutas e hortaliças" e "Potenciais aplicações de Nanotecnologia em alimentos". A programação completa pode ser acessada no site www.embrapa.br/instrumentacao

Edilson Pepino Fragalle (MTB 21.837/SP)
Embrapa Instrumentação

Contatos para a imprensa

Telefone: (16) 2107 2807

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

pos-colheita