25/07/19 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação  Transferência de Tecnologia  Convivência com a Seca

Tecnologias e práticas para produção no semiárido serão apresentadas no Dia D

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Luís Eduardo Laguna

Luís Eduardo Laguna - No Dia D, serão apresentados resultados de testes com queijo caprino probiótico, testado no laticínio da Fazenda Carnaúba

No Dia D, serão apresentados resultados de testes com queijo caprino probiótico, testado no laticínio da Fazenda Carnaúba

Nos dias 26 a 28 de julho, a Embrapa participará do “Dia D”, evento que integra apresentação de palestras e tecnologias, exposição e leilão de animais, promovido pela Fazenda Carnaúba, em Taperoá (PB). A empresa apresentará palestras sobre resultados de pesquisas, promoverá oficinas práticas e levará informações aos participantes em estande na Fazenda, onde também serão distribuídas sementes de feijão guandu, milheto, gliricídia, entre outras espécies.

Os resultados dos testes com o queijo adicionado da bactéria EM 1107 (Lactobacillus rhamnosus), realizados na própria Fazenda Carnaúba, serão demonstrados aos participantes pelo pesquisador Antônio Egito, da Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE), na sexta-feira (26), das 14h às 14h50. O desenvolvimento do queijo com bactéria de potencial probiótico integra a estratégia de utilizar microrganismos da biodiversidade da Caatinga para a obtenção de produtos diferenciados a partir do leite de cabra. O projeto conta, também, com participação da Embrapa Agroindústria de Alimentos, Universidade Federal de Campina Grande e outros parceiros do setor produtivo.

No sábado (27) e domingo (28), a equipe da Embrapa Caprinos e Ovinos conduzirá oficinas práticas em horários alternados. O treinamento prático sobre a Técnica Embrapa de Inseminação Artificial Transcervical em Caprinos será ministrado pelo médico veterinário Alexandre Monteiro e acontece na tarde de sábado e manhã de domingo, com objetivo de capacitar participantes para aplicação da técnica, que traz vantagens como a redução do estresse de animais durante a inseminação, além de facilitar o manejo (com melhor grau de deposição de sêmen no aparelho reprodutivo das fêmeas), otimizando tempo e mão de obra de manejadores.

Na manhã do sábado e tarde do domingo, será a vez dos participantes conhecerem o uso de ferramentas digitais, disponíveis para celulares e tablets, que podem ajudar produtores e técnicos na gestão de propriedades rurais. São os aplicativos de custos e de rebanhos do Centro de Inteligência e Mercado de Caprinos e Ovinos (CIM)  e o aplicativo do Orçamento Forrageiro. As ferramentas do CIM ajudam em funções como estimar a evolução de rebanhos a partir de indicadores desejados ou calcular custos de produção para identificar melhorias e aumentar produtividade. 

Já o aplicativo Orçamento Forrageiro ajuda no cálculo de reserva de alimentos ao longo do ano, gerando informações que podem orientar as tomadas de decisão sobre uso de recursos forrageiros. Estas ferramentas serão apresentadas pelos engenheiros agrônomos Lucas Oliveira e Cícero Lucena, da Área de Transferência de Tecnologia da Embrapa Caprinos e Ovinos.

Também no sábado (27), a partir das 14 horas, a zootecnista Salete Moraes, pesquisadora da Embrapa Semiárido (Petrolina-PE), ministra a palestra "Sistemas Integrados de Produção em Regiões Semiáridas", abordando os benefícios da implantação de sistemas ILPF. Às 18h, na palestra "Sindi Embrapa Semiárido: História, Perspectivas e Oportunidades Futuras", o veterinário Rafael Dantas, também pesquisador da Embrapa Semiárido, fala sobre os bovinos da raça Sindi, originários de regiões áridas e semiáridas do Paquistão e adaptados a áreas com características semelhantes às do Semiárido brasileiro, como a escassez de água e de alimentos. 

As palestras dos pesquisadores acontecerão na Sala de Palestras da Fazenda Carnaúba, enquanto as oficinas serão realizadas no estande da Embrapa, onde serão distribuídas sementes e demonstradas inovações tecnológicas desenvolvidas pela empresa. Entre elas, a peneira rotativa para mucilagem de sisal e as cultivares de algodão naturalmente colorido desenvolvidas pela Embrapa Algodão (Campina Grande-PB). Por seu alto valor agregado, o algodão colorido é muito utilizado por artesãos e designers de moda para atender um nicho de mercado com interesse em produtos ecológicos, antialérgicos e produzidos de forma sustentável.

Mais informações sobre o “Dia D” pelo telefone (83) 9 8651.7465.

Adilson Nóbrega (MTB/CE 01269 JP)
Embrapa Caprinos e Ovinos

Contatos para a imprensa

Telefone: (88) 3112.7413

Fernanda Birolo (MTb 81/AC)
Embrapa Semiárido

Contatos para a imprensa

Telefone: (87) 3866-3734

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Conteúdo relacionado

Tecnologias Ver mais

Metodologia: Procedimento informatizado
Metodologia: Procedimento informatizado
Produto: Software