13/06/19 |   Segurança alimentar, nutrição e saúde

Agricultores familiares e comunidades de AL recebem sementes de milho e feijão biofortificados

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Mauro Sérgio Teodoro

Mauro Sérgio Teodoro - Equipe da Embrapa com agricultores de Feliz Deserto, AL

Equipe da Embrapa com agricultores de Feliz Deserto, AL

Agentes da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), se reuniram nos dias 11 e 12 de junho com agricultores familiares de municípios alagoanos para disponibilizar sementes de milho e feijão biofortificados – com teores mais elevados de nutrientes.

O objetivo da ação, que integra o projeto da Rede BioFORT, é ajudar a promover maior segurança alimentar através do aumento dos teores de ferro, zinco e vitamina A na dieta da população mais carente. No dia 11, os agentes visitaram agricultores familiares em Junqueiro, e no dia 12 as reuniões aconteceram com famílias em São Sebastião e Feliz Deserto.

Os encontros tiveram o apoio e contaram com a presença de representantes das Secretaria Municipais de Agricultura dos três municípios e extensionistas da Emater/AL. 

Em Junqueiro, os coordenadores da Escola Agrícola São Francisco de Assis e mais nove agricultores familiares receberam sementes. Em São Sebastião, foram entregues sementes a representantes da comunidade indígena Karapató Terra Nova e mais três agricultores familiares. Em Feliz Deserto, foram contemplados oito agricultores familiares.

As sementes foram adquiridas diretamente com os recursos da Rede BioFORT, formada por um conjunto de projetos que promovem a biofortificação de alimentos no Brasil. Coordenada pela Embrapa, ela aspira diminuir a desnutrição e garantir maior segurança alimentar através do aumento dos teores de nutrientes na dieta das comunidades.

A partir das estratégias estabelecidas no diálogo com os agricultores, são entregues sementes de milho e feijão biofortificados para representantes de entidades e pequenos produtores de base familiar que manifestarem interesse em plantá-las. A ideia é que eles possam atuar como multiplicadores, repassando essas sementes para outros agricultores familiares interessados em experimentar esses alimentos.

As reuniões foram coordenadas pela analista do Setor de Implementação da Programação de Transferência de Tecnologia (SIPT) Sonise Medeiros, líder do plano de ação com foco na segurança alimentar e nutricional em Sergipe e Alagoas, com a colaboração da analista do Setor de Prospecção e Avaliação de Tecnologias (SPAT) Neiza Batista, responsável pela atividade de monitoramento de adoção de tecnologia. O analista Mauro Sérgio Teodoro e o técnico Paulo Sérgio Mota também colaboram com a organização dos eventos.

Saulo Coelho (MTb/SE 1065)
Embrapa Tabuleiros Costeiros

Contatos para a imprensa

Telefone: 79 4009-1381

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

agricultura-familiaralagoasbiofortalimentos-biofortificadosrede-biofort