08/08/19 |   Comunicação

Dia de Campo na TV – Sudeste brasileiro se destaca pela produção de vinhos finos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Kelly Brito

Kelly Brito -

Uma técnica inovadora, criada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), tem permitido que viticultores de regiões consideradas tradicionalmente cafeeiras, nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, invistam no plantio de uvas para a produção de vinhos finos.
A técnica da dupla poda da videira consiste na realização de uma segunda poda após a colheita de inverno, invertendo o ciclo produtivo. No Brasil, a uva é colhida, normalmente, entre janeiro e fevereiro. Ou seja, no verão. Ao serem podadas duas vezes, no entanto, as videiras dão frutos no inverno.
“A sabedoria popular nos ensina que poda de inverno deve ocorrer durante a florada do ipê e a prática tem sido esta”, destaca o coordenador do Programa Estadual de Pesquisa Epamig Uva e Vinho, Murillo Albuquerque Regina. As uvas colhidas no inverno apresentam mais aroma e maior concentração de cor, o que contribui para o aumento da qualidade do vinho.  O objetivo é estimular a produção em escala de vinhos finos de qualidade. Na Mantiqueira são cerca de 200 hectares de vinhedo com inversão do ciclo para produção de vinhos finos, que têm se destacado em premiações nacionais e internacionais.

Saiba como sintonizar.

No site http://www.embrapa.br/diacampo você acessa a grade completa da programação, além de reportagens dos programas.

Mariana Penaforte (10178/MG)
Epamig

Contatos para a imprensa

Telefone: (31) 3489-5023

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

dctvepamiguvasvinhos-finossudeste-brasileiroterroir-da-mantiqueira2019