13/08/19 |   Agricultura familiar  Transferência de Tecnologia

Dia de campo mostra vantagens da produção integrada de feijão-caupi

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Elson Fontenele

Elson Fontenele - Apresentação do Senhor Ozi e do pesquisador Cândido Athayde sobre o experimento implantado na propriedade

Apresentação do Senhor Ozi e do pesquisador Cândido Athayde sobre o experimento implantado na propriedade

“Mais produtividade em um menor espaço e com menos gasto”. A frase a foi a mais repetida pelos agricultores e técnicos que participaram do Dia de Campo “Cultura do Feijão-caupi” realizado na propriedade do senhor Sebastião Barros Lima Filho, na comunidade Boca da Mata, em Caxias (MA). O feijão-caupi é o mesmo feijão-de-corda ou feijão macassar.

O Dia de Campo reuniu agricultores, profissionais da Embrapa e da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca na Unidade de Referência do povoado Boca da Mata e serviu para que os agricultores observassem o resultado dos primeiros 70 dias de orientações da Embrapa aos produtores de Caxias, após parceria firmada com a Embrapa no início de 2019.

Na experiência com o Feijão Caupi – BRS Tumucumaque, a parte mais verde foi plantada pela comunidade oito dias depois da outra, já no ponto de ser colhida, que foi plantada pelos profissionais da Embrapa. “O resultado é que as técnicas utilizadas pela Embrapa dão mais resultado, pois se produz mais em menos espaço e gastando menos. Desta vez eu apanhei, mas de agora em diante não acontecerá mais, porque vou fazer igual ao que eles fizeram”, comentou o produtor Sebastião Lima Filho, conhecido por Ozi na região.

O evento contou com três estações. Na primeira, o analista da Embrapa Meio-Norte, Adão Cabral, e a secretária de Agricultura de Caxias, Luciana Andréa da Costa Soares, apresentaram os objetivos e justificativas do dia de campo. Na segunda estação, Adão Cabral falou sobre as variedades da feijão-caupi e na terceira e última estação, o pesquisador da Embrapa Meio-Norte, Cândido Athayde Sobrinho, apresentou a Produção Integrada de feijão-caupi – variedade Tumucumaque, acompanhado pelo produtor Sebastião Lima Filho que relatou sobre o trabalho conduzido na propriedade.

De acordo com Cândido Athayde, o dia de campo teve o objetivo de validar um sistema de produção com base no manejo integrado de feijão-caupi, utilizando metodologia para espaçamento, adubação e controle de pragas e doenças conforme padrão estabelecido pela Embrapa. “Nós temos uma área onde foi utilizado o padrão de produção integrada e outra em que o produtor realizou o plantio e manejo de forma tradicional na região. Após apresentarmos os resultados, eles puderam constatar que o cultivo realizado aos moldes da Embrapa foi bem superior em produtividade e bem inferior em relação aos custos de produção”, comenta o pesquisador.

Cultivar BRS Tumucumaque - A BRS Tumucumaque é uma das cultivares desenvolvidas pela Embrapa que apresenta teores elevados de ferro e zinco. Faz parte das variedades biofortificadas, importantes no combate à desnutrição. É também rica em proteínas e apresentada vantagem em relação a outras variedades em relação ao tempo de cozimento, que é mais rápido.

A Tumucumaque tem se destacado tanto no mercado interno, como nas exportações. A cultivar é indicada para cultivo por agricultores familiares e empresariais, em regime de sequeiro e irrigado tendo uma produtividade média em torno de 1.100 kg/ha-1 a 1.703 kg/ha-1, respectivamente. É indicada para cultivo na região Norte nos estados do Amapá, Roraima, Pará, Rondônia e Amazonas, na região Nordeste nos estados do Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, e na região Centro-Oeste em Mato Grosso

Eugênia Ribeiro (MTb 1091/PI)
Embrapa Meio-Norte

Contatos para a imprensa

Telefone: 86 - 3198-0641

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

feijao-caupidia-de-campofeijao-de-cordatumucumaque