10/10/19 |   Agroecologia e produção orgânica

Instituição nacional representativa do movimento orgânico é lançada em São Paulo

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Ana Lucia Ferreira

Ana Lucia Ferreira -

Uma nova instituição representativa do movimento orgânico foi lançada no último dia 3, em São Paulo: o Instituto Brasil Orgânico (IBO), cujo intuito é atuar nacionalmente em prol da defesa, expansão e desenvolvimento da produção orgânica no País, a partir do fomento e sugestão de políticas públicas voltadas à sustentabilidade na agricultura. O pesquisador José Antônio Azevedo Espíndola, da Embrapa Agrobiologia (Seropédica, RJ), é um dos membros do Conselho da organização. “Dentre as iniciativas do Instituto, destaca-se o apoio à discussão de grandes temas vinculados à agricultura orgânica, além da interação com produtores rurais, processadores, comerciantes, consumidores, técnicos e outros interessados nessa forma de produção”, informa Espíndola.

A sede da entidade será em Brasília, por causa da proximidade com o centro de poder do País, de modo a facilitar a interação com parlamentares e órgãos governamentais de fomento à agricultura brasileira. A ideia é subsidiar o setor político com informações relevantes, apresentando um contraponto para a agricultura convencional e mostrando o potencial da agroecologia. Dados do Ministério da Agricultura apontam que o Brasil tem, hoje, 19 mil produtores orgânicos cadastrados, com crescimento de mais de mil produtores por ano. 

O encontro na capital paulista teve dois momentos: uma reunião fechada para discutir o estatuto do Instituto, bem como estratégias de atuação futura, e uma cerimônia oficial de lançamento da organização, no Parque da Água Branca, quando também foi feita uma homenagem à engenheira agrônoma Ana Maria Primavesi, uma das precursoras da agroecologia no Brasil, que completa 99 anos em 2019. 

Também integram o Conselho do IBO profissionais com larga experiência e anos de atuação e defesa à agroecologia e à agricultura orgânica - nomes como Rogério Dias, ex-coordenador de Agroecologia do Ministério da Agricultura; Alexandre Harkaly, diretor-executivo da IBD Certificações, uma das maiores certificadoras nacionais de orgânicos; José Pedro Santiago, fundador e primeiro presidente da Associação de Agricultura Orgânica (AAO); Marcelo Laurino, secretário-executivo da Comissão da Produção Orgânica do Estado de São Paulo (CPOrg); além do ator e produtor de orgânicos Marcos Palmeira e da apresentadora Bela Gil.

Liliane Bello (MTb 01766/GO)
Embrapa Agrobiologia

Contatos para a imprensa

Telefone: 3441-1644

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

agricultura-familiaragricultura-organicaagroecologiasustentabilidadesipa