23/10/19 |   Transferência de Tecnologia

Capacitações em ambiente virtual alcançam mais de 100 mil usuários

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 - Vitrine é acessada em 14 países

Vitrine é acessada em 14 países

A aprendizagem em ambiente virtual alcançou 101.500 inscritos de 14 países para os 38 cursos ofertados desde o início do funcionamento do e-Campo, a vitrine de capacitações online da Embrapa. O espaço destinado à divulgação de cursos na modalidade a distância foi criado no ano passado pela Secretaria de Inovação e Negócios (SIN) e é coordenado pela Gerência de Acesso a Mercados (SIN/GAM), em parceria com profissionais de 31 Unidades Descentralizadas (UDs).

Os cursos oferecidos abrangem diversas cadeias produtivas e temáticas, desde a análise financeira de sistemas agroflorestais, passando por boas práticas agropecuárias e a exploração do potencial agronômico de dejetos suínos, por exemplo. De acordo com o gerente de Acesso a Mercados, Alessandro Cruvinel, o levantamento feito pela GAM mostrou que produtores rurais, técnicos, professores e estudantes das regiões Sudeste, Sul e Nordeste estão entre os principais usuários do e-Campo, que atrai também públicos da América Latina.

Cruvinel avalia que a iniciativa já mostra seu potencial, amparada na estratégia de criação de uma rede interna e multidisciplinar de profissionais voltados à formulação de conteúdos e que inclui, ainda, a ampliação de parcerias externas para tornar cada vez mais robusto o serviço prestado com suporte da vitrine de capacitações online.

“A partir das iniciativas, o contato com o usuário final das tecnologias se tornou mais fluido e direto. Historicamente, a Empresa focou na capacitação de multiplicadores como principal forma de maximizar a interlocução com os produtores rurais, mas a transformação digital está proporcionando essa nova abordagem”, pontua.

Parcerias

Cerca de 80 profissionais de 31 UDs integram as equipes multidisciplinares da Embrapa e parceiros, responsáveis pela elaboração dos cursos em linguagem e estratégia adequadas à capacitação de adultos. As parcerias assumem papel relevante na ampliação da capacidade de produção das soluções de aprendizagem em ambiente virtual e na divulgação para um público cada vez mais amplo, aponta o gerente.

O tipo de parceria mantida com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), responsável pela transposição didática dos conteúdos produzidos pela Embrapa, deve ser replicado  junto a outros possíveis parceiros, com adequações. Nesse sentido, as equipes da GAM atuam na aproximação com a Escola Virtual do Governo (EVG), o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (Conif), a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e também com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ao qual a Embrapa é vinculada, entre outras instituições.

Dados

Um valioso banco de dados começa a se formar a partir do e-Campo por meio do contato com os usuários do serviço, que emite certificado mediante a avaliação de reação dos inscritos, além de outros critérios. Para 2020, o sistema deverá evoluir de modo a viabilizar também a avaliação de impacto das capacitações e até o nível de adoção das práticas veiculadas, explica Cruvinel.

Para os próximos meses, estão programadas as capacitações: Erva 20 - implantação de ervais; Avaliação e classificação de suínos, carcaças e partes de carcaças em atendimento à IN78/2018; Biodiesel – contexto e métodos; Pragas do coqueiro e métodos de controle; Inclusão geodigital e sistemas agroflorestais para pequenas propriedades do Semiárido.

Valéria Cristina Costa (MTb 15533/SP)
Seccretaria de Inovação e Negócios (SIN)

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3448-4807

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

curso-online