08/11/19 |   Transferência de Tecnologia

Pesquisador recebe título de cidadão de Nazaré (BA)

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Neste sábado, 9 de novembro, às 19h30, o pesquisador Joselito Motta, da Embrapa Mandioca e Fruticultura – Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, recebe o Título de Cidadania Nazarena no Salão Nobre da Câmara Municipal de Nazaré (BA).

A concessão da honraria foi proposta pela vereadora Ydma Torres, diante da dedicação do pesquisador à cultura da mandioca e ao relacionamento com o município, famoso nacionalmente pela qualidade da farinha denominada de copioba. "Tenho acompanhado o trabalho de Joselito Motta desde 2013. E percebemos como ele é motivado e como deseja que os produtores de mandioca cresçam. Por meio do contato com ele, um produtor nosso já foi até para a Itália. As suas palestras para os agricultores são muito importantes, pois muitos não sabem a importância da cultura e aprenderam bastante sobre a questão da higiene. Pelo empenho dele, também indiquei para o município o 19 de abril como Dia da Mandioca”, conta a vereadora.

Indicação Geográfica

A Embrapa e a Universidade Federal da Bahia (Ufba) estão colaborando com os produtores da região na solicitação da Indicação Geográfica (IG) ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e Joselito é um dos pesquisadores envolvidos.

A Indicação Geográfica (IG) é usada para identificar a origem de produtos ou serviços quando o local tenha se tornado conhecido ou quando determinada característica ou qualidade do produto ou serviço se deve à sua origem. No Vale do Copioba, localizado entre os municípios de Maragogipe, Nazaré e São Felipe, no Recôncavo baiano, a farinha produzida artesanalmente tem coloração, sabor e crocância peculiares, que resultam num produto diferenciado e mais caro. “O maior diferencial da farinha de mandioca do tipo copioba é o seu aspecto crocante, decorrente da baixa umidade, entre 1 a 2%, enquanto a farinha comum chega a 12% de umidade", explica Joselito Motta, que já tem dois títulos de cidadão: Cruz das Almas (2005) e Vitória da Conquista (2010). “Fico muito feliz, principalmente pela identificação do meu trabalho com Nazaré, que foi, no passado, o grande escoador de farinha para Salvador. Nossa aproximação cresceu recentemente com o apoio à Indicação Geográfica, uma vez que a farinha de copioba é um grande patrimônio da região”, salienta.

Carreira

Em palestras Brasil afora, Motta tem abordado o uso da mandioca no contexto da alimentação no Brasil, inclusive pelos povos indígenas e quilombolas, a classificação da mandioca (mesa, farinhas e uso industrial), a agregação de valor na mandioca de mesa (chips, palito, pré-cozida, congelada, resfriada e a vácuo) e a produção de derivados (fécula, polvilho doce e azedo). O pesquisador integra a rede “Intelectuais da Terra” do Slow Food e um dos personagens principais do documentário “Mandioca – Raiz do Brasil”, produzido pela TV Educativa da Bahia, que mostra a cadeia produtiva da mandioca em vários municípios baianos.

Baiano de Jiquiriçá, o pesquisador completa este ano 50 anos de formado em Engenharia Agronômica pela antiga Escola Agronômica da Bahia, hoje Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Ingressou na Embrapa em 1976, onde trabalha desde 1981 com a cultura da mandioca, depois de retornar do mestrado em Extensão Rural realizado na Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais. É casado, tem três filhos e uma neta.

 

 

 

Léa Cunha (DRT-BA 1633)
Embrapa Mandioca e Fruticultura

Contatos para a imprensa

Telefone: (75) 3312-8076

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

transferencia-de-tecnologiamandiocaevento