07/11/19 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação  Produção vegetal  Transferência de Tecnologia

Evento em Minas Gerais divulga pesquisas e tecnologias da fruticultura

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Ivisson Costa

Ivisson Costa - Frutos maduros de banana BRS Princesa, que é produzida no Norte de Minas Gerais.

Frutos maduros de banana BRS Princesa, que é produzida no Norte de Minas Gerais.

Nestas quarta e quinta (7 e 8), a Embrapa Mandioca e Fruticultura – Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, marca presença na 3ª edição do Abanorte Fruit Connections, em Janaúba (MG).

Reunindo produtores, empresários, gestores, agrônomos, técnicos e estudantes, o evento é realizado pela Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte), que reúne mais de 2.500 fruticultores associados, integrados através de suas associações, cooperativas, distritos e empresas, sediados em municípios no coração do Rio São Francisco, no norte de Minas Gerais e busca consolidar ações que objetivem a sustentabilidade da fruticultura na região.

A Embrapa Mandioca e Fruticultura tem diversas ações de pesquisa e transferência de tecnologia com parceiros produtores e institucionais, em especial na bananicultura. Para o evento, a Unidade de pesquisa demonstra em seu estande diversas tecnologias, como a banana BRS Princesa e a BRS Platina, os abacaxis BRS Imperial e BRS Vitória, porta-enxertos de citros e técnica do seccionamento de talos para produção de mudas de abacaxi.

No dia 8, o pesquisador Fernando Haddad, supervisor do Setor de Gestão de Transferência de Tecnologia, apresenta a palestra “A raça 4 do mal-do-Panamá: implementação do plano de contingência no Brasil”, no painel “Pilares para o futuro da fruticultura sustentável”. Logo em seguida, o chefe-geral Alberto Duarte Vilarinhos fala sobre “O papel estratégico dos centros de pesquisa no desenvolvimento da fruticultura”, em conjunto com Nilda de Fátima Ferreira Soares, presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

O município de Janaúba é o quinto maior produtor de banana de Minas Gerais e aparece em 15º lugar no Brasil, com uma produção de quase 40 mil toneladas, de acordo com informações de 2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

 

 

Léa Cunha (DRT-BA 1633)
Embrapa Mandioca e Fruticultura

Contatos para a imprensa

Telefone: (75) 3312-8076

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

transferencia-de-tecnologiaeventofruticultura

Conteúdo relacionado

Tecnologias Ver mais

Produto: Cultivar convencional
Produto: Cultivar convencional