03/12/19 |

Embrapa e Ubrabio homenageiam Ministro de Minas e Energia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Divulgação

Divulgação - Guy de Capdeville (Embrapa Agroenergia), Paulo Alvim (MCTIC), Donizete Tokarski (Ubrabio) e ministro Bento Albuquerque (MME)

Guy de Capdeville (Embrapa Agroenergia), Paulo Alvim (MCTIC), Donizete Tokarski (Ubrabio) e ministro Bento Albuquerque (MME)

O Chefe-geral da Embrapa Agroenergia Guy de Capdeville, o Secretário de Emprendendorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) Paulo Alvim e o presidente da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) Donizeti Torkarski homenagearam nesta segunda-feira (02/12) o ministro de Minas e Energia (MME), Bento Albuquerque. O grupo entregou ao ministro uma placa comemorativa do VII Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia e Inovação do Biodiesel, que aconteceu no mês de novembro em Florianópolis (SC). A honraria já foi entregue ao ministro Marcos Pontes do MCTIC e também será entregue à ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina.

“A homenagem foi um reconhecimento ao ministro e sua equipe pelo apoio ao setor do biocombustível no Brasil”, afirmou Guy. Ele lembrou que a Embrapa apoia fortemente o setor com o desenvolvimento de matérias-primas, melhoria de processos e controle de qualidade. 

O ministro agradeceu a homenagem e destacou a importância da exploração das energias renováveis. “É preciso avançar com o RenovaBio, uma bem-sucedida política de Estado”, disse o ministro, referindo-se à Política Nacional de Biocombustíveis que deverá ser adotada pelo Brasil a partir de 2020.

Albuquerque informou que o RenovaBio será a bandeira que ele irá levantar na COP 25, a Conferência do Clima da ONU, que ocorre de 2 a 13 de dezembro em Madri. A fala do ministro será sobre transição energética e descarbonização. “Vamos falar sobre as vantagens da emissão de créditos de carbono para o setor de biocombustíveis”. 

Para Capdeville, o RenovaBio tem enorme potencial de impacto e poderá ser expandido para outros setores da economia. “Essa lógica de mostrar todo o caminho da sustentabilidade na produção pode ser aplicada a diversos outros setores econômicos como um diferencial da produção brasileira”, disse. 

Também presente à homenagem, o secretário Paulo Alvim apresentou os resultados do VII Congresso do Biodiesel, que contou com participação de mais de mil pessoas entre representantes do governo, cientistas, estudantes, produtores, empresários e startups.

O Diretor Superintendente da Ubrabio, Donizete Tokarski, também agradeceu o apoio da equipe do MME à agenda dos biocombustíveis no Brasil e pediu atenção maior à pauta do bioquerosene de aviação (diesel verde), a fim de que possa ser elaborada uma política pública para fomentar a instalação desta nova indústria no País.  

Também participaram do encontro com o ministro o Diretor Executivo da Ubrabio, Sérgio Beltrão, o Chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agroenergia, Alexandre Alonso, e o político Igor Tokarski. 

Sobre o RenovaBio

O RenovaBio é uma política pública que tem como objetivo promover a expansão dos biocombustíveis no Brasil a partir de modelos de produção mais sustentáveis, estimulando a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE), contribuindo para o cumprimento dos compromissos assumidos pelo País na COP21. 

Com informações da Ubrabio

Irene Santana (Mtb 11.354/DF)
Embrapa Agroenergia

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3448-1581

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

biodieselrenovabiobioquerosenemme