04/12/19 |   Transferência de Tecnologia

Unidade lança aplicativo e expõe tecnologias no Semiárido Show

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Léa Cunha

Léa Cunha - Público recebe informações no estande corporativo

Público recebe informações no estande corporativo

De 19 a 22 de novembro, a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e mais 14 Unidades participaram, mais uma vez, do Semiárido Show, em Petrolina (PE), evento organizado pela Embrapa Semiárido que atraiu cerca de 12 mil pessoas ao espaço, localizado a 5 quilômetros da sede da Unidade.

No estande corporativo, foram expostas algumas tecnologias adaptadas à região, como a banana BRS Princesa (tipo Maçã), o abacaxi BRS Imperial (resistente à fusariose, a principal doença da cultura) e a Rede de multiplicação e transferência de materiais propagativos de mandioca com qualidade genética e fitossanitária (Reniva), por meio da câmara de multiplicação rápida de mandioca. Também foi demonstrado o seccionamento do talo de abacaxi para a produção de mudas e o público pôde degustar frutos de banana, abacaxi e manga. Os três cachos de banana foram doados pelo produtor Deoclécio Breda, parceiro em Presidente Tancredo Neves (BA), e os demais frutos eram da Bioenergia Orgânicos, em Lençóis (BA).

Na área de demonstração de tecnologias no campo, estavam expostas cinco variedades de mandioca desenvolvidas pela UD: BRS Novo Horizonte, BRS Poti Branca, BRS Prata, BRS Gema de Ovo e BRS Verdinha. “É uma feira muito bem estruturada, basicamente voltada ao agricultor familiar, e a Embrapa Semiárido está de parabéns porque é um evento muito grande e muito difícil de ser feito”, pontua o pesquisador Fernando Haddad, supervisor do Setor de Gestão de Transferência de Tecnologia.

Atividades

Na abertura, o evento contou com diversas autoridades e representantes de instituições públicas e privadas do setor agropecuário da região. Da Embrapa, participou Lúcia Gatto, diretora-executiva de Gestão Institucional, que depois visitou o estande coorporativo em companhia de Pedro Gama, chefe-geral da Embrapa Semiárido.

Na tarde do dia 19, na Sala Baraúna, Murilo Crespo, supervisor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), fez o lançamento oficial do AgroPragas, aplicativo para celular que auxilia na identificação e controle das principais doenças e insetos-praga que acometem a cultura do maracujazeiro. O aplicativo foi desenvolvido pela equipe do NTI sendo o conteúdo definido pela Equipe Técnica de Maracujá.

Léa Cunha (DRT-BA 1633)
Embrapa Mandioca e Fruticultura

Contatos para a imprensa

Telefone: (75) 3312-8076

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

transferencia-de-tecnologiaeventosemiarido